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https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1018
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.date.accessioned | 2023-07-21T22:18:58Z | - |
dc.date.available | 2023-07-21T22:18:58Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | GAMA, Adriane Panduro; FARIAS, BRASILEIRO, Tania Suely Azevedo. Da cultura maker a fazedores amazônicos: experimentações colaborativas e sustentáveis na formação de professores. Brasília: Rosivan Diagramação & Artes Gráficas, 2021. ISBN: 9786580423095. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1018 Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9786580423095 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1018 | - |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Rosivan Diagramação & Artes Gráficas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.source | pt_BR | |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.title | Da cultura maker a fazedores amazônicos: experimentações colaborativas e sustentáveis na formação de professores | pt_BR |
dc.type | Book | pt_BR |
dc.description.resumo | Em tempos de intensas transformações ocorridas na contemporaneidade, apesar de substanciais estudos avançados acerca do trabalho docente, especialmente no que se refere ao desenvolvimento e qualificação metodológica de práticas docentes nos processos formativos acadêmicos e na atuação profissional de professores, continua-se enraizados resquícios históricos do pensamento iluminista caracterizados por um modelo de ensino linear, estagnado e fragmentado na educação que não consegue mais corresponder aos novos e complexos paradigmas da sociedade do conhecimento. Não obstante, quando essa situação ocorre no interior da Amazônia, as implicações dessa realidade educacional tornam-se ainda mais agravantes. Embora haja um enfoque relevante acerca da sua alta taxa de biodiversidade, uma parte da sua população vive em condições de qualidade de vida, de forma conflitante e desafiadora, devido a diversos fatores que vão desde as dimensionais barreiras geográficas, impactos ambientais constantes em seus ecossistemas, modelos de desenvolvimento arcaicos, infraestruturas ineficazes, políticas públicas inoperantes até imbricar-se ao pensamento tradicional escolar. Ademais, lutas ainda são travadas em defesa de uma educação de qualidade, e no caso amazônico, reivindica-se por um ensino que se agregue verdadeiramente à realidade da floresta, o qual contribua com a transformação social, o engajamento socioambiental e emancipação das pessoas através da apropriação tecnológica, do conhecimento livre e da colaboração. É nesse contexto amazônico de conhecimento e produtividade, segregados e escanteados por décadas que certifica-se uma fragilidade do ensino na região norte. Sob essa lógica, as consideráveis reformulações de políticas educacionais apresentadas pelo atual eixo norteador do sistema educacional brasileiro: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, instituída pela Lei nº 9.394/961, ainda não conseguiram atender de fato as necessidades da sociedade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Others | pt_BR |
dc.creator | GAMA, Adriane Panduro | - |
dc.creator | BRASILEIRO, Tania Suely Azevedo | - |
Aparece nas coleções: | ICED - Livros |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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