Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1018
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2023-07-21T22:18:58Z-
dc.date.available2023-07-21T22:18:58Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationGAMA, Adriane Panduro; FARIAS, BRASILEIRO, Tania Suely Azevedo. Da cultura maker a fazedores amazônicos: experimentações colaborativas e sustentáveis na formação de professores. Brasília: Rosivan Diagramação & Artes Gráficas, 2021. ISBN: 9786580423095. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1018 Acesso em:pt_BR
dc.identifier.isbn9786580423095pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1018-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherRosivan Diagramação & Artes Gráficaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.sourcePDFpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleDa cultura maker a fazedores amazônicos: experimentações colaborativas e sustentáveis na formação de professorespt_BR
dc.typeBookpt_BR
dc.description.resumoEm tempos de intensas transformações ocorridas na contemporaneidade, apesar de substanciais estudos avançados acerca do trabalho docente, especialmente no que se refere ao desenvolvimento e qualificação metodológica de práticas docentes nos processos formativos acadêmicos e na atuação profissional de professores, continua-se enraizados resquícios históricos do pensamento iluminista caracterizados por um modelo de ensino linear, estagnado e fragmentado na educação que não consegue mais corresponder aos novos e complexos paradigmas da sociedade do conhecimento. Não obstante, quando essa situação ocorre no interior da Amazônia, as implicações dessa realidade educacional tornam-se ainda mais agravantes. Embora haja um enfoque relevante acerca da sua alta taxa de biodiversidade, uma parte da sua população vive em condições de qualidade de vida, de forma conflitante e desafiadora, devido a diversos fatores que vão desde as dimensionais barreiras geográficas, impactos ambientais constantes em seus ecossistemas, modelos de desenvolvimento arcaicos, infraestruturas ineficazes, políticas públicas inoperantes até imbricar-se ao pensamento tradicional escolar. Ademais, lutas ainda são travadas em defesa de uma educação de qualidade, e no caso amazônico, reivindica-se por um ensino que se agregue verdadeiramente à realidade da floresta, o qual contribua com a transformação social, o engajamento socioambiental e emancipação das pessoas através da apropriação tecnológica, do conhecimento livre e da colaboração. É nesse contexto amazônico de conhecimento e produtividade, segregados e escanteados por décadas que certifica-se uma fragilidade do ensino na região norte. Sob essa lógica, as consideráveis reformulações de políticas educacionais apresentadas pelo atual eixo norteador do sistema educacional brasileiro: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, instituída pela Lei nº 9.394/961, ainda não conseguiram atender de fato as necessidades da sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programOtherspt_BR
dc.creatorGAMA, Adriane Panduro-
dc.creatorBRASILEIRO, Tania Suely Azevedo-
Aparece nas coleções:ICED - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Livro_CulturaMakeraFazedores.pdf12,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons