Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1027
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.date.accessioned2023-07-25T18:53:00Z-
dc.date.available2023-07-25T18:53:00Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationCOLARES, Maria Lilia Imbiriba Sousa; BRITTO, Luiz Percival Leme (org.). Pesquisas em educação na Amazônia: contextos formativos. Santarém: Rosivan Diagramação & Artes Gráficas, 2021. ISBN: 978-65-993583-8-8. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1027 Acesso em:pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-993583-8-8pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1027-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherRosivan Diagramação & Artes Gráficaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.sourcePDFpt_BR
dc.subjectEducação na Amazôniapt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectEmergencialpt_BR
dc.subjectFormação de docentept_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectÉtnico-raciapt_BR
dc.titlePesquisas em educação na Amazônia: contextos formativospt_BR
dc.typeBookpt_BR
dc.description.resumoÉ com imensa alegria que recebo o convite da professora Maria Lília Imbiriba Sousa Colares e do professor Luiz Percival Leme Britto para prefaciar esta obra que reúne produção de docentes, alunos e egressos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa. Trata-se de uma obra rica e diversificada, reunindo, em torno de 13 capítulos, 26 autores, que se ocupam de um conjunto de questões abrangentes, candentes e multifacetadas, como é próprio dos programas de pós-graduação e de suas pesquisas, seja em função da necessidade de estudo e investigação, seja em decorrência das condições e interesses dos pesquisadores. O leque temático abarca desde lições do e-learning para o ensino remoto emergencial à relação de um grupo de pesquisa com a pós-graduação, passando pelo movimento escola “sem” partido, a educação em tempo integral, as escolas confessionais, as relações étnico-raciais, o trabalho docente, a identidade étnico-racial, os processos de avaliação institucional, a gestão do ensino em saúde, a formação e profissionalização docente, a relação entre escolaridade e ocupação profissional, o uso de tecnologias na educação superior e a relação entre música profana e moral social. Por meio desta obra, os autores estendem o resultado de suas pesquisas e reflexões para além dos muros da universidade, atingindo os mais diferentes públicos e espaços socioeducativos e, desse modo, articulam o tripé em que se ancora a universidade – ensino, pesquisa e extensão. Assim, o livro não só destaca uma das funções primordiais da universidade, que é a socialização do conhecimento científico produzido coletivamente, como estimula a realização de novas investigações, ampliando, consequentemente, o conhecimento já produzido e possibilitando o enfrentamento dos problemas com os quais continuamente nos deparamos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programOtherspt_BR
dc.creatorCOLARES, Maria Lilia Imbiriba Sousa-
dc.creatorBRITTO, Luiz Percival Leme-
Appears in Collections:ICED - Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Livro_PesquisasEducacaoAmazonia.pdf2,9 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons