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dc.date.accessioned2023-07-28T17:49:06Z-
dc.date.available2023-07-28T17:49:06Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Mirtes Cortinhas dos; ALMEIDA, Rodolfo Maduro; GEMAQUE, Brendo Bentes (org.). Educação ambiental: o exercício de nossas atividades na Amazônia. Belém: RFB, 2022. ISBN: 978-65-5889-282-3. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1044 Acesso em:pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-5889-282-3pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1044-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherRFBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.sourcePDFpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.titleEducação ambiental: o exercício de nossas atividades na Amazôniapt_BR
dc.typeBookpt_BR
dc.description.resumoTalvez tenhamos naturalizado que sabemos o que é Educação Ambiental e não saibamos nada mesmo do que ela é! Talvez cada um de nós tenhamos uma ideia empobrecida (ou não) do que ambiente nos devolve como defesa a tanta agressão e daí a centralidade cada vez maior, nos processos educacionais formais e ainda mais nos informais, de educar para salvar a vida do ambiente e salvara nossa existência no planeta. A iniciativa do Grupo de Estudos Pesquisas e Extensão em Educação Ambiental da Universidade Federal do Oeste do Pará desenha esta trajetória com esta proposta para ler titulada Educação Ambiental: o exercício de nossas atividades na Amazônia organizada por Maria Mirtes Cortinhas dos Santos, Rodolfo Maduro Almeida e Breno Bentes Gemaque. Um desafio do tamanho da responsabilidade geopolítica-ambiental da Amazônia porque este é o lugar de onde vivem e screvem os organizadores e os autores que compõem esta obra. O capítulo A Educação Ambiental na construção do desenvolvimento sustentável: uma responsabilidade global traça uma perspectiva histórica local e global de como foi se configurando esta preocupação de governos e instituições supranacionais em aproximar cada vez mais dos processos escolares de aprendizagem a formação da consciência ambiental e os dilemas do desenvolvimento local e global. Já no Capítulo A Educação Ambiental no componente curricular da Língua Portuguesa: uma abordagem interdisciplinar no Ensino Fundamental II recupera o debate da relação entre as políticas curriculares e parâmetros e diretrizes para o vínculo entre Ensino de Língua e Educação Ambiental e as interfaces interdisciplinares das Ciências Naturais, a História e a Geografia. Importante revisão da literatura e sem dúvidas uma sistematização para seguir. Num rumo pontual o Capítulo Resíduos Sólidos e a Educação Ambiental: o caso dos bairros periféricos do Município de Santarém, Pará, Brasil, focaliza as políticas municipais para resíduos sólidos em sintonia com a Políticas Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12305/2010 e a articulação com a atividade de famílias de catadores dos bairros de Vitória Regia e Nova República na periferia do Município de Santarém, sua realidade, possibilidades e limites. A rede de responsabilidades que se estabelece entre a realidade de famílias carentes e sua atividade em relação aos resíduos mostra uma preocupação com a complexidade destas relações e a interdependência desta atividade com distintos a concepção da coleta e seu destino como também o significado formativo que se pode depreender em relação a outros estratos sociais que produzem os resíduos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programOtherspt_BR
dc.creatorSANTOS, Maria Mirtes Cortinhas dos-
dc.creatorALMEIDA, Rodolfo Maduro-
dc.creatorGEMAQUE, Brendo Bentes-
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