Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1142
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1COUCEIRO, Sheyla Regina Marques-
dc.date.accessioned2023-10-24T21:18:06Z-
dc.date.available2023-10-24T21:18:06Z-
dc.date.issued2023-06-19-
dc.identifier.citationHENN, Yara Fernanda Ferreira. Insetos na escola: compartilhando novos aprendizados. Orientadora: Sheyla Regina Marques Couceiro. 2023.19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1142pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1142-
dc.description.abstractInsects are the largest animal group on the planet, representing approximately 3/4 of the biological diversity of the animal kingdom. They are a group of extreme ecological and economic importance, interfering directly in the lives of human beings. Unfortunately, insects are often viewed with repugnance because some species are associated with the transmission of diseases or garbage. In this aspect, the school plays an essential role in demystifying and explaining insects to students, who can also act as replicators of knowledge. In this paper we present partial results of the previous knowledge of 6th and 7th grade students about insects and the results of playful practices on insects to complement the traditional teaching in school. The results indicate a lack of knowledge about insects, but show students' interest in obtaining knowledge about this group and in participating in dynamic and playful activities that can enhance traditional classes.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 PDFpt_BR
dc.subjectAprendizadopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectZoologiapt_BR
dc.titleInsetos na escola: compartilhando novos aprendizadospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6472261455610250pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7859697309766033pt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-8186-4203pt_BR
dc.description.resumoOs insetos formam o maior grupo animal existente no planeta, representando aproximadamente 3/4 da diversidade biológica do reino animal. São um grupo de extrema importância ecológica e econômica, interferindo diretamente na vida dos seres humanos. Infelizmente, muitas vezes, os insetos são vistos com repugnância devido algumas espécies estarem associadas à transmissão de doenças ou lixo. Nesse aspecto, a escola tem papel essencial na desmistificação e esclarecimento sobre os insetos para estudantes, que podem agir também como replicadores de conhecimento. Nesse trabalho apresentamos resultados parciais do conhecimento prévio de alunos do 6 e 7º ano do ensino fundamental a respeito dos insetos e, os resultados de práticas lúdicas sobre insetos para complementar o ensino tradicional da escola. Os resultados indicam carência de conhecimento sobre os insetos, porém demonstra interesse dos alunos em obter conhecimento a respeito desse grupo e, em participar de atividades dinâmicas e lúdicas que possam incrementar as aulas tradicionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programOtherspt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: CIÊNCIAS BIOLÓGICASpt_BR
dc.creatorHENN, Yara Fernanda Ferreira-
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências e Tecnologia das Águaspt_BR
Aparece nas coleções:ICTA - TCC - Bacharelado em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_InsetosEscolaCompartilhando.pdf663,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.