Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1210
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1MELO, Vanice Siqueira de Melo-
dc.date.accessioned2023-11-22T21:40:45Z-
dc.date.available2023-11-22T21:40:45Z-
dc.date.issued2022-07-12-
dc.identifier.citationCORREA, Alcimar de Sousa. Para além da mão de obra: saberes e conhecimentos indígenas nas missões do Tapajós (XVII-XVIII). Orientadora: Vanice Siqueira de Melo. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (História) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1210pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1210-
dc.description.abstractThis research proposes to analyze the knowledge and knowledge of indigenous peoples in religious missions, mainly those in the lower Amazon. It is based on discussions of New Indigenous History, which aims to value indigenous protagonism in historical processes, analyzing writing from another perspective, that of indigenous peoples. Furthermore, it seeks to dialogue with other areas of knowledge such as Archeology and Anthropology, which have been developing highly important research on the topic. Through documentary research, especially in chronicles and travellers' reports, the aim is to analyze in these reports the practices, skills, techniques and ability to assimilate different languages of the indigenous people. The research has as its starting point the occupation and installations of religious missions in the Amazon (historical context) with an emphasis on indigenous villages along the Tapajós River. Thus, the research analyzes how, despite being used as workers in the colonization processes, indigenous peoples used their knowledge and knowledge in carrying out various activities.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 PDFpt_BR
dc.subjectMissões Religiosas.pt_BR
dc.subjectTapajóspt_BR
dc.subjectSaberes indígenaspt_BR
dc.titlePara além da mão de obra: saberes e conhecimentos indígenas nas missões do Tapajós (XVII-XVIII)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1394354405519067pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4651909744392173pt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-4387-5707pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa propõe analisar os conhecimentos e saberes dos povos indígenas nas missões religiosas, principalmente as do baixo Amazonas. É baseada nas discussões da Nova História Indígena, que visa a valorizar o protagonismo indígena nos processos históricos, analisando a escrita a partir de outra visão, a dos povos indígenas. Além disso, busca dialogar com outras áreas do conhecimento como Arqueologia e Antropologia, que vem desenvolvendo pesquisas de grande importância a respeito do tema. Por meio da pesquisa documental, sobretudo em crônicas e relatos de viajantes, objetiva-se analisar nesses relatos as práticas, habilidades, técnicas e capacidade de assimilação de diferentes linguagens dos indígenas. A pesquisa tem como ponto de partida a ocupação e as instalações das missões religiosas na Amazônia (contexto histórico) com ênfase nos povoados indígenas ao longo do rio Tapajós. Assim, a pesquisa analisa como, ainda que utilizados como trabalhadores nos processos de colonização, os povos indígenas empregavam seus saberes e conhecimentos na execução de diversas atividades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programOtherspt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: CIÊNCIAS HUMANASpt_BR
dc.creatorCORREA, Alcimar de Sousa-
dc.publisher.departmentInstituto de CIências da Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ParaAlemMao.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.