Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1266
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1FIGUEIREDO, Nilzilene Gomes de-
dc.date.accessioned2024-01-22T22:08:23Z-
dc.date.available2024-01-22T22:08:23Z-
dc.date.issued2022-02-21-
dc.identifier.citationREIS, Abrãao da Silva. Física e música: produção, transmissão, percepção e comunicação. Orientadora: Nilzilene Gomes de Figueiredo. 2022. 56 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Ciências da Educação- ICED, Curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1266pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1266-
dc.description.abstractThis work arises in the context of rethinking the teaching of Physics in a contextualized and interdisciplinary way for basic education. Thus, it is proposed a material that can be used for didactic purposes to approach the theme "Physics and music: production, transmission, perception and communication", as it was noticed that although music is very present in the students' lives, it is still little explored in the teaching of Natural Sciences/Physics. The general objective is to present the theme Physics and Music using a thematic approach, so that the presented text can serve as a didactic support for the discussion in basic education. As a methodology, bibliographic research was carried out in various sources such as textbooks, articles, course conclusion works, dissertations and theses that are related to the theme. From this survey, a text was prepared that is presented in the results, which has contextualization and interdisciplinarity as fundamental characteristics. The text was designed for high school students, but due to its primarily conceptual character, it can also be used with students at the end of elementary school. In this text, the contents and equations arise as the situations and questions related to the theme are presented and the need to understand them appears in the context, since in Teaching Physics Through Themes (EFAT), the scientific concept is subordinated to the theme. . Finally, we suggest a proposal that the teacher can make use of the text, following the steps of Presentation of the theme, Deepening and Productionevaluation of EFAT. We hope that the material and the proposal will be useful to all teachers who wish to start or continue a process of change in the way of conceiving Physics teaching, prioritizing a thematic approach that meets the current trends in Science Education and the Physics teaching.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísica e músicapt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectAcústicapt_BR
dc.subjectAbordagem temáticapt_BR
dc.titleFísica e música: produção, transmissão, percepção e comunicaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2160292646597326pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4131917525572103pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho surge no contexto de se repensar o ensino de Física de forma contextualizada e interdisciplinar para a educação básica. Assim, é proposto um material que pode ser usado com fins didáticos para a abordagem do tema “Física e música: produção, transmissão, percepção e comunicação”, pois foi percebido que apesar da música estar muito presente na vida dos estudantes, ainda é pouco explorada no ensino de Ciências da Natureza/Física. O objetivo geral é apresentar o tema Física e Música usando uma abordagem temática, de modo que o texto apresentado possa servir de suporte didático para a discussão na educação básica. Como metodologia foi realizada pesquisa bibliográfica em várias fontes como livros didáticos, artigos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses que têm relação com o tema. A partir desse levantamento foi elaborado um texto que é apresentado nos resultados, que tem como características fundamentais a contextualização e interdisciplinaridade. O texto foi pensado para estudantes do ensino médio, mas por seu caráter prioritariamente conceitual, poderá também ser utilizado com estudantes do final do ensino fundamental. Neste texto os conteúdos e equações surgem à medida que as situações e questionamentos relacionados ao tema são apresentados e a necessidade de compreendê-los aparece no contexto, já que no Ensino de Física Através de Temas (EFAT), a conceituação científica está subordinada ao tema. Por fim sugerimos uma proposta que o professor possa fazer uso do texto, seguindo as etapas de Apresentação do tema, Aprofundamento e Produção-avaliação do EFAT. Esperamos que o material e a proposta sejam úteis a todos os professores que desejarem começar ou dar continuidade a um processo de mudança na maneira de conceber o ensino de Física, priorizando uma abordagem temática que vai ao encontro das atuais tendências da Educação em Ciências e do ensino de Física.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programNot applicablept_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.creatorREIS, Abrãao da Silva-
dc.publisher.departmentInstituto de CIências da Educaçãopt_BR
Appears in Collections:ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC _FisicaEMusicaProducao.pdf1,74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.