Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1294
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1PANTOJA, Glauco Cohen-
dc.date.accessioned2024-01-26T22:01:51Z-
dc.date.available2024-01-26T22:01:51Z-
dc.date.issued2022-07-07-
dc.identifier.citationARAUJO, Marcos Paulo Rodrigues. Comunidade de aprendizagem: uma proposta para a aprendizagem de física. Orientador: Glauco Cohen Pantoja. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1294pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1294-
dc.description.abstractThis article is a study ofspecific group of sciences students within a federal brazilian university, this group is constituted for university students and high school students and regardless of degrees, the article seeks to investigate the nature of this group, if it fits as a learning community. It was through the collection of narratives from its participants and images, which tell the history of the group, that we sought to discover, whether the members, which total 15, all college and high school students, are indeed a learning community. Through this participants that the article identified the characteristics of a true learning community and concluding that the community goes further in its existence, resulting in positives elements for the community and progress of its participants in their respective courses and group, or attracting members to the areas of study that occur in their meetings and giving them a path to broad learning in their respective social environments, inside and outside the space where the group is inserted.pt_BR
dc.description.sponsorshipPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação a Docências – PIBIDpt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunidade de Aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagem de Físicapt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.titleComunidade de aprendizagem: uma proposta para a aprendizagem de físicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8524334157626235pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7959130432938834pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é um estudo de um grupo especifico de estudantes interessados em estudar física, dentro de uma universidade federal, este grupo é constituído por alunos da universidade e do ensino básico e independe do grau de escolaridade, o trabalho busca investigar a natureza deste grupo, se ele se enquadra como uma comunidade de aprendizagem. Foi através da coletar das narrativas dos seus participes e de imagens, que contam a história do grupo, que buscou-se averiguar, se os membros, que são 15, todos alunos da universidade e do ensino básico, são de fato uma comunidade de aprendizagem. Através de seus participantes que o trabalho identificou as características de uma verdadeira comunidade de aprendizagem e concluiu que tal grupo vai além em sua existência, resultando em elementos positivos para a continuidade e progresso dos seus participantes em seus respectivos cursos e grupo, ou atraindo membros para as áreas de estudos que ocorrem em seus encontros e dando a eles um caminho para a aprendizagem ampla em seus respectivos meios sociais, dentro e fora do espaço onde o grupo está inserido.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programNot applicablept_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.creatorARAUJO, Marcos Paulo Rodrigues-
dc.publisher.departmentInstituto de CIências da Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ComunidadeDe AprendizagemUmaProposta.pdf910,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.