Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1297
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1CABRAL, Alex-
dc.date.accessioned2024-01-29T20:07:43Z-
dc.date.available2024-01-29T20:07:43Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSILVA, Derivaldo de Abreu; FARIAS, Josimar Ribeiro. Experimento de baixo custo no ensino fundamental. Orientador: Alex Cabral. 2017. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1297pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1297-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectTermodinâmicapt_BR
dc.subjectExperimento de baixo custopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.titleExperimento de baixo custo no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2039670343404726pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9461734167915661pt_BR
dc.description.resumoA necessidade de dinamizar a prática de Ensino, buscando a motivação dos estudantes e estabelecendo relações na busca de despertar o interesse pela disciplina, tornando sua relação com a construção do ensino, uma grande conquista para os discentes e para a sociedade de modo em geral. Essa é uma das formas que encontramos para a melhoria do Ensino de Física, onde o fator principal é contribuição na a aprendizagem, de maneira clara e objetiva dando ênfase aos conhecimentos prévios dos alunos voltados para sua realidade. Este trabalho foi estabelecido para os alunos do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de ensino, no Município de Mojui dos Campos. Trabalhando com experimento de baixo custo e com matérias reciclados, como estratégia de ensino alternativo, para auxiliar nas dificuldades que permeiam o Ensino de Ciências (Física). Foi aplicado um questionário antes e depois do experimento, com objetivo de adquirir informações positiva do trabalho, percebeu-se que o nível de acertos aumentou significativamente, após o experimento em sala de aula. Por tanto, é preciso considerar os conhecimento prévios dos alunos, pois eles estão cotidianamente em contato com vários conceitos e fenômenos físicos, mostrando a comprovação científica dos fenômenos de seu cotidiano.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programNot applicablept_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.creatorSILVA, Derivaldo de Abreu-
dc.creatorFARIAS, Josimar Ribeiro-
dc.publisher.departmentInstituto de CIências da Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ExperimentoDeBaixoCusto.pdf464,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.