Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1299
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | OLIVEIRA, Claudir | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-29T20:08:05Z | - |
dc.date.available | 2024-01-29T20:08:05Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-19 | - |
dc.identifier.citation | CAMPOS, Edson Nunes; OLIVEIRA, Junilson Lameira. Estratégias para melhor rendimento no ensino de frações no 6º ano na zona rural. Orientador: Claudir Oliveira. 2017. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1299 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1299 | - |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Frações | pt_BR |
dc.title | Estratégias para melhor rendimento no ensino de frações no 6º ano na zona rural | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2524211626235519 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ORCID | https://orcid.org/0000-0001-9451-9089 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo desse trabalho é levar aos alunos as contribuições do uso de materiais didáticos manipuláveis ao ensino e aprendizagem de frações, fazendo um estudo comparativo entre metodologias diferentes em uma sala de aula. O trabalho foi aplicado em uma turma do 6º ano do ensino fundamental na Escola Municipal de São Sebastião, Rio Arapiuns, no Município de Santarém-PA. Foi trabalhado o tema de fração levantando questionamentos para a análise após a aplicação do trabalho, visando verificar a eficácia desse método de ensino. Foi adotado métodos diferentes, com materiais concretos, especialmente jogos de frações onde os alunos puderam ter a oportunidade de conhecer e manusear esses materiais. Os resultados foram obtidos através de aulas práticas para um melhor desempenho na aprendizagem. Isso levou os alunos a compreender as contribuições dos jogos para a aprendizagem de conceitos matemáticos, inclusive sobre o conteúdo abordado. Foram apresentados diferentes maneiras de aplicação para o ensino de frações no cotidiano, o que levou os alunos a compreessão da importância do conteúdo para além da escola. Essa proposta se apresentou como alternativa para diminuir as dificuldades encontradas por parte dos alunos em relação ao conteúdo na série em estudo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Not applicable | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.creator | CAMPOS, Edson Nunes | - |
dc.creator | OLIVEIRA, Junilson Lameira | - |
dc.publisher.department | Instituto de CIências da Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_EstratégiasParaMelhorRendimento.pdf | 809,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.