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dc.contributor.advisor1SANTOS, Maria Mirtes Cortinhas dos-
dc.date.accessioned2021-02-10T12:44:51Z-
dc.date.available2021-02-10T12:44:51Z-
dc.date.issued2019-10-29-
dc.identifier.citationFERREIRA, Paula de Souza. Política Nacional de Educação Ambiental: a realidade das escolas municipais do Parque e da Floresta, em Santarém(PA), Brasil. Orientadora: Maria Mirtes Cortinhas dos Santos. 2019. 109 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida) – Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em:https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/130. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/130-
dc.description.abstractThe National Policy for Environmental Education - PNEA was instituted by Law No. 9.795/99, which established the obligation to disseminate Environmental Education (EA) in schools due to the improvement of the environment. In the municipality of Santarém - PA, two environmental education centers were founded - EA: Municipal School of the Forest (2008) and Municipal School of the Park (2010). As schools are a reference in the EA in the municipality of Santarém - PA, this study sought to answer the following questions: How has the National Environmental Education Policy, Law No. 9.795/99 been developed in the Park and Forest schools? In this sense, a research has as its main objective to analyze the development of PNEA, Law 9.795/99, through the work of the schools of the Forest and the Park, disseminating poles of Environmental Education in the Municipal Education Network, in the municipality of Santarém (PA). A research was developed through qualitative study, supported by bibliographic, documentary and field research. An analysis of the data took place through Content Analysis. The data revealed a lack of articulation between a proposal of the National Policy of EE in the Municipal Education Plans - SMEs analyzed, or that demonstrated the absence of PNEA in the discussions held in the process of building SMEs. We observed the students of the polo schools that make work proposals for the other schools of the municipal school system, however, after 2013, a proposal of the schools undergoes changes that affect the work objectives of the schools. Thus, it is worth reflecting, meaningless to draw the attention of the government, in this case, a SEMED, to the need to activate the guarantee department of PNEA with quality and the need to expand the work already developed by the schools studied.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectPolítica de Educação Ambientalpt_BR
dc.subjectEscolas Municipais do Parque e da Florestapt_BR
dc.titlePolítica Nacional de Educação Ambiental: a realidade das escolas municipais do Parque e da Floresta, em Santarém(PA), Brasilpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.description.resumoA Política Nacional de Educação Ambiental - PNEA foi instituída através da Lei nº 9.795/99, que estabeleceu a obrigatoriedade em disseminar Educação Ambiental (EA) nas escolas em função da melhoria do meio ambiente. No município de Santarém – PA, foram fundados dois polos disseminadores de Educação Ambiental - EA: Escola Municipal da Floresta (2008) e Escola Municipal do Parque (2010). Considerando que as escolas são referência em EA no município de Santarém – PA, este estudo buscou responder a seguinte questão: De que forma a Política Nacional de Educação Ambiental, Lei nº 9.795/99 vem sendo desenvolvida nas escolas do Parque e da Floresta? Neste sentido, a pesquisa tem como objetivo central analisar o desenvolvimento da PNEA, Lei 9.795/99, através do trabalho das escolas da Floresta e do Parque, polos disseminadores de Educação Ambiental na rede municipal de ensino, no município de Santarém (PA). A pesquisa foi desenvolvida através do estudo qualitativo, apoiada na pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A análise dos dados deu-se através da Análise de Conteúdo. Os dados revelaram a ausência de articulação entre a proposta da Política Nacional de EA nos Planos Municipais de Educação - PME’s analisados, o que demonstrou a ausência da PNEA nas discussões travadas no processo de construção dos referidos PME’s. Observamos os esforços das escolas polos em levar proposta do trabalho para as demais escolas da rede municipal de ensino, no entanto constatou-se que após o ano de 2013 a proposta das escolas sofreu mudanças que passaram a interferir nos objetivos de trabalho das escolas. Dessa forma, cabe a reflexão, no sentido de chamar a atenção do poder público, neste caso, a SEMED, para a necessidade do engajamento da secretaria para a garantia da PNEA com qualidade e na necessidade da ampliação do trabalho já desenvolvido pelas escolas pesquisadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vidapt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.creatorFERREIRA, Paula de Souza-
dc.publisher.departmentCentro de Formação Interdisciplinarpt_BR
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