Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1312
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1PANTOJA, Glauco Cohen Ferreira-
dc.date.accessioned2024-01-30T21:01:50Z-
dc.date.available2024-01-30T21:01:50Z-
dc.date.issued2022-05-24-
dc.identifier.citationRAMOS, Iasmin Ribeiro. Gênero e raça: um estudo sobre a autoeficácia em física de alunos universitários. Orientador: Glauco Cohen Ferreira Pantoja. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1312pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1312-
dc.description.abstractSelf-efficacy beliefs have recently been investigated in studies of physics teaching, and are relevant for studying the self-evaluation of individuals on perceived performance in specific tasks. We conducted an exploratory study with 170 students from the Universidade Federal do Oeste do Pará, in which they were asked to respond to the following question: “How does self-efficacy, in physics, of students from the Universidade Federal do Oeste do Pará vary in the dimensions of gender identity and race/color?”. Results of applying the Sources of Self-Efficacy in Science Courses questionnaire, translated by us into Portuguese and revalidated with α = 0.94, indicate moderate mean differences in self-efficacy in physics, in favor of men, with these variations associated mainly with the source of vicarious experience.pt_BR
dc.description.sponsorshipPrograma Institucional de Iniciação Científica, modalidade PIBIC/FAPESPApt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutoeficáciapt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectRelações de Gêneropt_BR
dc.subjectRaçapt_BR
dc.titleGênero e raça: um estudo sobre a autoeficácia em física de alunos universitáriospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2470607735819540pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7959130432938834pt_BR
dc.description.resumoAs crenças de autoeficácia vêm sendo recentemente investigadas na pesquisa em ensino de física e mostram-se relevantes para estudo da autoavaliação de indivíduos sobre o desempenho percebido em tarefas específicas. Realizamos um estudo exploratório com 170 estudantes da Universidade Federal do Oeste do Pará para responder ao seguinte questionamento: “como varia a autoeficácia, em física, de alunos da Universidade Federal do Oeste do Pará nas dimensões identidade de gênero e raça/cor?”. Os resultados da aplicação do questionário Sources of SelfEfficacy in Science Courses, traduzido para português e revalidado com α = 0,94, indicam diferenças de média moderadas na autoeficácia em física a favor dos homens, com tais variações associadas principalmente à fonte de experiência vicária.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programNot applicablept_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.creatorRAMOS, Iasmin Ribeiro-
dc.publisher.departmentInstituto de CIências da Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_GêneroERaçaUmEstudo.pdf636,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.