Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1315
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1MAFRA, José Ricardo de Souza-
dc.date.accessioned2024-01-30T21:19:07Z-
dc.date.available2024-01-30T21:19:07Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSANTOS, Raimundo José Fonseca dos; SILVA, Renilson Peres. O ensino da divisão matemática nas turmas de 6º ano no ensino fundamental: um relato de experiência em uma escola da zona rural no município de Santarém-Pa. Orientador: José Ricardo de Souza Mafra. 2017. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1315pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1315-
dc.description.abstractThis work is the result of an experience report that was carried out with the 6th grade students of the Sagrada Familia Municipal School, located in the rural area of the municipality of Santarém-PA. The present work has the theme "The Teaching of the Mathematical Division" in the context of a school of the field. Aware of the importance of the role of mathematics in the development of the individual; the present work presents reflections and proposals to soften the difficulties of school learning and aims to subsidize elements that may contribute to the improvement of the understanding of the teaching-learning process of Mathematics, but precisely the division in the classroom. The applied methodology was the field research with application of the teaching practice and the bibliographical research, to better theoretical foundation of the research. The final results of this work showed that mathematics has gained space among elementary school students, and it was possible to verify by the practical activities that were carried out with the group of the 6th year, the contact with the concrete materials, somehow, encouraged students to participate in all proposed activities. In this sense, it is necessary to take into account that in order to develop and stimulate students to knowledge and improvement in the mathematical division, it is necessary that the teacher of this discipline plays a very important role in the learning process.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectDivisãopt_BR
dc.subjectEnsino Aprendizagempt_BR
dc.titleO ensino da divisão matemática nas turmas de 6º ano no ensino fundamental: um relato de experiência em uma escola da zona rural no município de Santarém-Papt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é o resultado de um relato de experiência que foi realizado com os alunos do 6º ano da Escola Municipal Sagrada Família, localizada na zona rural do município de Santarém-PA. O presente trabalho tem como temática “O Ensino da Divisão Matemática” no contexto de uma escola do campo. Conscientes da importância do papel da matemática no desenvolvimento do indivíduo; o presente trabalho, apresenta reflexões e propostas para amenizar as dificuldades de aprendizagens escolares e tem o objetivo de subsidiar elementos que possam contribuir para a melhoria da compreensão do processo de ensino-aprendizagem da Matemática, mas precisamente da divisão em sala de aula. A metodologia aplicada foi a pesquisa de campo com aplicação da prática docente e a pesquisa bibliográfica, para melhor embasamento teórico da pesquisa. Os resultados finais desse trabalho mostraram que a matemática tem ganhado espaço em meio aos alunos do ensino fundamental e, isso foi possível verificar por conta das atividades práticas que foram realizadas com a turma do 6º ano, o contato com os materiais concretos, de alguma forma, estimulou os alunos a participarem de todas as atividades propostas. Neste sentido, é necessário levar em consideração que, para desenvolver e estimular os alunos ao conhecimento e aperfeiçoamento, na divisão matemática, é necessário que o professor dessa disciplina, exerça um papel muito importante no processo de aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programNot applicablept_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.creatorSANTOS, Raimundo José Fonseca dos-
dc.creatorSILVA, Renilson Peres-
dc.publisher.departmentInstituto de CIências da Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_OEnsinoDaDivisãoMatemática.pdf698,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.