Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1323
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1SANTOS, Lilian Cristiane Almeida dos-
dc.date.accessioned2024-01-31T19:27:31Z-
dc.date.available2024-01-31T19:27:31Z-
dc.date.issued2019-12-27-
dc.identifier.citationSUNBULAT, José Francisco de Oliveira. Uma proposta didática de matemática para o ingresso do ensino médio. Orientador: Lilian Cristiane Almeida dos Santos. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. 58 f. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1323pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1323-
dc.description.abstractThis research aims to present a didactic proposal based on the skills students should have when entering high school, teachers' perceptions and the BNCC Mathematics. For this was made a survey of references on; teaching, assessment and related subjects. A single question was also applied to eight state school teachers in Santarém - PA. The data collected were interpreted through content analysis and organized according to the BNCC thematic units. Teachers' perceptions are similar to the results of Prova Brasil. According to the formative needs of the students presented by the teachers, a didactic proposal was elaborated, addressing the necessary skills.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 PDFpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectHabilidadespt_BR
dc.subjectPercepção de professorespt_BR
dc.titleUma proposta didática de matemática para o ingresso do ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3667128452696371pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7382782107751169pt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-2871-7631pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta didática baseada nas habilidades que os alunos deveriam ter ao ingressar no ensino médio, nas percepções dos professores e na BNCC de Matemática. Para isso foi realizado um levantamento de referências sobre; didática, avaliação e assuntos relacionados. Também foi aplicada uma questão única, a oito professores de escolas estaduais de Santarém – PA. Os dados levantados foram interpretados mediante análise de conteúdo e organizados de acordo com as unidades temáticas da BNCC. As percepções dos professores são semelhantes aos resultados da Prova Brasil. De acordo com as necessidades formativas dos alunos apresentadas pelos professores, elaborou-se uma proposta didática, abordando as habilidades necessárias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programOtherspt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.creatorSUNBULAT, José Francisco de Oliveira-
dc.publisher.departmentInstituto de CIências da Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_PropostaDidaticaDeMatematica.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.