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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1GOES, Josecley Fialho Goes-
dc.date.accessioned2024-03-15T21:32:16Z-
dc.date.available2024-03-15T21:32:16Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationBARRETO, Andrew Henrique. Estudo computacional do escoamento aerodinâmico sobre o aerofólio naca 0012 na plataforma openfoam. Orientador: Josecley Fialho Goes. 2017. 12 f. Artigo (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1503pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1503-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 PDFpt_BR
dc.subjectMétodo dos Volumes Finitospt_BR
dc.subjectOpenFOAMpt_BR
dc.subjectNACA 0012pt_BR
dc.titleEstudo computacional do escoamento aerodinâmico sobre o aerofólio naca 0012 na plataforma openfoampt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6689337073298410pt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-9690-444Xpt_BR
dc.description.resumoT´ecnicas experimentais foram os ´unicos meios de estudo aerodinˆamico at´e d´ecadas atr´as. An´alises te´oricas n˜ao eram poss´ıveis porque as equac¸ ˜oes que modelam problemas reais n˜ao admitem soluc¸ ˜ao anal´ıtica na maioria dos casos. Todavia, o avanc¸o da computac¸ ˜ao cient ´ıfica, alavancado pelo aumento exponencial da capacidade de processamento dos computadores, viabilizou a implementac¸ ˜ao computacional de m´etodos capazes de prover uma soluc¸ ˜ao num´erica de escoamentos reais dentro de um espac¸o discretizado, o que veio a consolidar a Dinˆamica dos Fluidos Computacional. O uso desta t´ecnica na aerodinˆamica possibilita a reduc¸ ˜ao de tempo e valores investidos na execuc¸ ˜ao de repetitivos testes experimentais. Este trabalho aborda o escoamento em regime permanente sobre o aerof´olio NACA 0012. Empregase o M´etodo dos Volumes Finitos implementado no c´odigo livre OpenFOAM. Considerou-se o ar como viscoso e incompress´ıvel, com uma intensidade turbulenta em torno de 2 % no modelo de turbulˆencia de Spalart-Allmaras. Investigou-se trˆes ˆangulos de ataque para o aerof´olio: 0o, 10o e 15o. Foram obtidos os campos de velocidade e press˜ao, assim como as linhas de corrente do escoamento. Na avaliac¸ ˜ao dos coeficientes de arrasto e sustentac¸ ˜ao, os resultados que apresentaram melhor concordˆancia com a literatura s˜ao relativos aos ˆangulos de 0o e 10o.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programOtherspt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: ENGENHARIASpt_BR
dc.creatorBARRETO, Andrew Henrique-
dc.publisher.departmentInstituto de Engenharia e Geociênciaspt_BR
Aparece nas coleções:IEG - TCC - Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

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