Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1590
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1SILVA, Danielle Wagner-
dc.date.accessioned2024-04-17T21:04:20Z-
dc.date.available2024-04-17T21:04:20Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationREGO, Eloise Marcele Maia. Pedagogia da alternância e agroecologia: caminhos convergentes para fortalecimento da juventude rural. Orientadora: Danielle Wagner Silva. 20149. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Agrarias) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1590pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1590-
dc.description.abstractThis paper aims to discuss the convergence between Alternation Pedagogy and Agroecology with a view to the vocational training of rural young people. In the context of the promotion of Sustainable Rural Development, Rural Education and Agroecology have been discussed by social movements as a right and as a strategy to strengthen rural youth, and the CEFFAS - Family Alternating Training Centers are considered strategic to enable an educational proposal. to the interest of the rural populations. In this sense, the Pedagogy of Alternation emerges as a possibility of formation centered on sharing and interaction between all the subjects involved in the teaching-learning process, in valuing local knowledge, culture and territory. For these characteristics, it dialogues with the assumptions of agroecological rural extension, which favors the inclusion and understanding of Agroecology as a guiding axis in the process of formation of young people.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 PDFpt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectCEFFApt_BR
dc.subjectExtensão Rural Agroecológicapt_BR
dc.titlePedagogia da alternância e agroecologia: caminhos convergentes para fortalecimento da juventude ruralpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6508985055826944pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1649816179879206pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho objetiva discutir as convergências entre Pedagogia da Alternância e Agroecologia com vistas à formação profissionalizante de jovens rurais. No contexto da promoção do Desenvolvimento Rural Sustentável, a Educação do Campo e a Agroecologia têm sido discutidas pelos movimentos sociais como direito e como estratégia de fortalecimento da juventude rural, sendo os CEFFAS- Centros Familiares de Formação em Alternância considerados estratégicos para viabilizar proposta educativa voltada ao interesse das populações do campo. Nesse sentido, a Pedagogia da Alternância surge como possibilidade de formação centrada na partilha e na interação entre todos os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, na valorização do saber local, da cultura e do território. Por essas características, dialoga com os pressupostos da extensão rural agroecológica, o que favorece a inclusão e a compreensão da Agroecologia como eixo norteador no processo de formação dos jovens.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programOtherspt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: CIÊNCIAS AGRÁRIASpt_BR
dc.creatorREGO, Eloise Marcele Maia-
dc.publisher.departmentInstituto de Biodiversidade e Florestaspt_BR
Aparece nas coleções:IBEF - TCC - Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_PedagogiaDaAlternanciaEAgroecologia.pdf404,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.