Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1590
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | SILVA, Danielle Wagner | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-17T21:04:20Z | - |
dc.date.available | 2024-04-17T21:04:20Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | REGO, Eloise Marcele Maia. Pedagogia da alternância e agroecologia: caminhos convergentes para fortalecimento da juventude rural. Orientadora: Danielle Wagner Silva. 20149. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Agrarias) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1590 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1590 | - |
dc.description.abstract | This paper aims to discuss the convergence between Alternation Pedagogy and Agroecology with a view to the vocational training of rural young people. In the context of the promotion of Sustainable Rural Development, Rural Education and Agroecology have been discussed by social movements as a right and as a strategy to strengthen rural youth, and the CEFFAS - Family Alternating Training Centers are considered strategic to enable an educational proposal. to the interest of the rural populations. In this sense, the Pedagogy of Alternation emerges as a possibility of formation centered on sharing and interaction between all the subjects involved in the teaching-learning process, in valuing local knowledge, culture and territory. For these characteristics, it dialogues with the assumptions of agroecological rural extension, which favors the inclusion and understanding of Agroecology as a guiding axis in the process of formation of young people. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | 1 PDF | pt_BR |
dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
dc.subject | CEFFA | pt_BR |
dc.subject | Extensão Rural Agroecológica | pt_BR |
dc.title | Pedagogia da alternância e agroecologia: caminhos convergentes para fortalecimento da juventude rural | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6508985055826944 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1649816179879206 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho objetiva discutir as convergências entre Pedagogia da Alternância e Agroecologia com vistas à formação profissionalizante de jovens rurais. No contexto da promoção do Desenvolvimento Rural Sustentável, a Educação do Campo e a Agroecologia têm sido discutidas pelos movimentos sociais como direito e como estratégia de fortalecimento da juventude rural, sendo os CEFFAS- Centros Familiares de Formação em Alternância considerados estratégicos para viabilizar proposta educativa voltada ao interesse das populações do campo. Nesse sentido, a Pedagogia da Alternância surge como possibilidade de formação centrada na partilha e na interação entre todos os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, na valorização do saber local, da cultura e do território. Por essas características, dialoga com os pressupostos da extensão rural agroecológica, o que favorece a inclusão e a compreensão da Agroecologia como eixo norteador no processo de formação dos jovens. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Others | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ:: CIÊNCIAS AGRÁRIAS | pt_BR |
dc.creator | REGO, Eloise Marcele Maia | - |
dc.publisher.department | Instituto de Biodiversidade e Florestas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | IBEF - TCC - Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Agrárias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_PedagogiaDaAlternanciaEAgroecologia.pdf | 404,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.