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dc.contributor.advisor1SILVA, Ana Maria Vieira-
dc.date.accessioned2024-07-08T21:54:37Z-
dc.date.available2024-07-08T21:54:37Z-
dc.date.issued2023-07-25-
dc.identifier.citationSOUZA, Elcilene Cativo de Oliveira de. O letramento afro-literário a partir de contos de autoria Negra. Orientadora:Ana Maria Vieira Silva. 2023. 111 fls. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras ) - Programa de Mestrado Profissional em Letras, Intituto de Ciências da Educação, Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1615pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1615-
dc.description.abstractThis work reflects on the presence of Afro-Brazilian literature to strengthen anti-racist practices inside and outside the classroom and, more specifically, presents a proposal for an educational product aimed at teachers, from three public schools in Amapá. , with the aim of promoting the inclusion of literary reading of short stories by black authors, in Portuguese language classes in the 9th year of Basic Education. The general objective is to investigate the potential for dialogue between Afro-Brazilian literature and education for ethnic-racial relations, in the light of qualitative research, based on official documents, interviews, courses, lives and, especially, the production of Amâncio (2014), Candido (1995), Dalcastagnè (2011), Duarte (2008; 2014), Debus (2017) Giroto e Souza (2010), Cosson (2018; 2020; 2021), Solé (1998) among others. The research problem sought in this study to know: How can short stories written by Afro-Brazilians contribute to the deconstruction of racist practices and concepts inside and outside the classroom? Why are literary literacy practices important for the continuous reading training of teachers and, consequently, students? The methodology adopted for the educational product proposal consisted of an Afro-literary literacy workshop based on the suggestion of basic sequences and the formation of literature circles, based on the short stories: Pai contra Mãe, by Machado de Assis; Luísa's son, by Joel Rufino dos Santos; Alicerce, by Geni Guimarães; The Flying Carpet, by Cristiane Sobral; Wonder Woman, by Bianca Santana; and in the literary production of Amapá natives Esmeraldina dos Santos, with The Dream of a Girl; Of love and faith, by Ângela Nunes; and The Chosen One, by Manoel Bispo. Among the intended results for continued training for teachers, we proposed the Afro-literary Literacy Workshop in practice (Educational Product), hosted on the Google Classroom virtual platform, based on the possibility of building references to combat discrimination and respect to differences, based on the Afro-literary literacy of teachers and, consequently, of students. Thus, enhancing the implementation of Federal Law No. 10,639/2003 and State Law No. 1,196/2008, with effective racial ambience actions in schools.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectContopt_BR
dc.subjectAutoria negra.pt_BR
dc.subjectAmbiência racialpt_BR
dc.titleO letramento afro-literário a partir de contos de autoria Negrapt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3856313129871195pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9551738995177316pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho faz uma reflexão sobre a presença da literatura afro-brasileira para o fortalecimento de práticas antirracistas dentro e fora da sala de aula e, de forma mais específica, apresenta uma proposta de produto educacional voltado para professores, de três escolas da rede pública amapaense, com intuito de fomentar a inserção da leitura literária de contos de autoria negra, nas aulas de língua portuguesa do 9º ano da Educação Básica. O objetivo geral é investigar as potencialidades de diálogo entre a literatura afro-brasileira e a educação para as relações étnico-raciais, à luz da pesquisa de abordagem qualitativa, fundamentada em documentos oficiais, entrevistas, cursos, lives e, especialmente, na produção de Amâncio (2014), Candido (1995), Dalcastagnè (2011), Duarte (2008; 2014), Debus (2017) Giroto e Souza (2010), Cosson (2018; 2020; 2021), Solé (1998) dentre outros. O problema de pesquisa buscou com este estudo, saber: Como os contos de autoria afro-brasileira podem contribuir com a desconstrução de práticas e conceitos racistas dentro e fora da sala de aula? Por que as práticas de letramento literário são importantes para a formação leitora contínua de professores e, consequentemente, de estudantes? A metodologia adotada para a proposta de produto educacional consistiu em uma oficina de letramento afro-literário a partir da sugestão de sequências básicas e formação de círculos de literatura, com base nos contos: Pai contra mãe, de Machado de Assis; O filho de Luísa, de Joel Rufino dos Santos; Alicerce, de Geni Guimarães; O tapete voador, de Cristiane Sobral; A mulher maravilha, de Bianca Santana; e na produção literária dos amapaenses Esmeraldina dos Santos, com O sonho de uma menina; De amor e de fé, de Ângela Nunes; e O escolhido, de Manoel Bispo. Dentre os resultados intencionados para a formação continuada para professores, propusemos a Oficina de Letramento afro-literário na prática (Produto Educacional), hospedada na plataforma virtual do Google Sala de Aula, alicerçada na possibilidade da construção de referenciais de combate à discriminação e no respeito às diferenças, a partir do letramento afro-literário de professores e, consequentemente, de estudantes. Assim, potencializando a implementação da Lei Federal nº 10.639/2003 e da Lei Estadual nº 1.196/2008, com ações efetivas de ambiência racial nas escolas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.subject.linhadepesquisaLeitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentespt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoLinguagens e Letramentospt_BR
dc.creatorSOUZA, Elcilene Cativo de Oliveira de-
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR
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