Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1635
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1OTANI, Fabrízia Sayuri-
dc.date.accessioned2024-07-16T20:25:37Z-
dc.date.available2024-07-16T20:25:37Z-
dc.date.issued2019-12-10-
dc.identifier.citationCOLAÇO, Vivia Jaiane Carvalho. Aspectos de comercialização de produtos lácteos em cafeterias do município de Santarém, PA. Orientadora: Fabrízia Sayuri Otani. 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Agrárias) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1635pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1635-
dc.description.abstractIn Santarém, the third largest city in the state of Pará, Brazil, and the largest city in the Low Amazon region, there is an expansion of the demand for coffee outside home, resulting in growth in the number of coffee shops. This type of commercial warehouse presents the potential for marketing of milk and dairy products, since they are raw materials in the elaboration of various beverages marketed in this type of warehouse. Thus, the objective of this assignment was to study the coffee shops located in the city of Santarém, identifying the forms of commercialization of milk and its derivatives, as well as the acquisition of milk and dairy products. To survey these data, this study was divided into three phases: questionnaire elaboration and validation, application of the validated questionnaire, tabulation and data analysis. The questionnaires were applied in coffee shops located in the main circulation routes of the city of Santarém. It can be observed that these coffee shops commercialize several dairy products, especially whipped cream, and that these products are purchased in retail and wholesale stores.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 PDFpt_BR
dc.subjectbebida lactéapt_BR
dc.subjectbovinocultura de leitept_BR
dc.subjectconsumopt_BR
dc.titleAspectos de comercialização de produtos lácteos em cafeterias do município de Santarém, PApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.resumoEm Santarém, terceira maior cidade do estado do Pará, e maior cidade da região do Baixo Amazonas, há uma expansão da procura do café fora de casa, resultando no crescimento no número de cafeterias. Este tipo de entreposto comercial apresenta potencial de comercialização do leite e produtos lácteos, uma vez que são matérias-primas na elaboração de diversas bebidas comercializadas neste tipo de entreposto. O comércio de alimentos são importantes difusores dos produtos alimentares, e um diagnóstico de aspectos de comercialização são o ponto de partida para o incentivo ao consumo de produtos lácteos. Assim, o objetivo deste trabalho foi identificar as formas de comercialização do leite e seus derivados, assim como a origem de aquisição dos mesmos pelas cafeterias localizadas no município de Santarém, estado do Pará. Para o levantamento desses dados, foi elaborado questionário semi-estruturado com perguntas sobre localidade da cafeteria no município, tipos de produtos lácteos comercializados e origem de aquisição do leite e derivados. Os questionários foram aplicados em 10 cafeterias localizadas nas principais vias de circulação do município de Santarém, PA, e após a aplicação, os dados foram organizados em planilha e analisados por meio de estatística descritiva. As cafeterias comercializam diversos produtos lácteos, com destaque para o chantilly e leite tanto pasteurizado como UHT, e esses produtos são adquiridos em lojas de varejo e atacado mas também em latícionios da região.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programOtherspt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: CIÊNCIAS AGRÁRIASpt_BR
dc.creatorCOLAÇO, Vivia Jaiane Carvalho-
dc.publisher.departmentInstituto de Biodiversidade e Florestaspt_BR
Aparece nas coleções:IBEF - TCC - Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_AspectosDeComercializaçaoDeProdutos.pdf331,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.