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dc.contributor.advisor1GOMIDES, Samuel Campos-
dc.date.accessioned2024-07-29T22:31:35Z-
dc.date.available2024-07-29T22:31:35Z-
dc.date.issued2022-12-19-
dc.identifier.citationCOSTA, Andréa Coeli Gomes de Lucena. Entendendo fatores que influenciam o atropelamento de Fauna em uma área protegida na Floresta Amazônica. Orientador: Samuel Campos Gomides. 2022. 107 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Biodiversidade, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1666pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1666-
dc.description.abstractVertebrate’s roadkill constitutes an important impact in natural areas. However, data on this topic in the Amazon domain are still scarce, especially within protected areas. In this study, we analyzed data from two years of monitoring amphibians, reptiles, mammals, and birds that were run over in five types of traffic routes (highway, railroad, urban area, paved roads, and dirt roads) in a conservation unit in the Brazilian Amazon. We tested which vertebrate classes and feeding guilds were most affected, besides the influence of seasonality and the spatial pattern of roadkill. In the studied area, 2,795 roadkills were registered, with amphibians being the most registered. Most roadkills occurred during the rainy season. Correcting the roadkill data using observer efficiency data and carcass permanence time based on data from the literature, we conclude that mortality rates may be underestimated by up to 40 times when compared to the raw data. There was no significant difference between the feeding guilds in terms of fatalities, and rainfall and temperature had a significant effect on road kills of all classes of vertebrates. The spatial pattern of roadkills varied between the types of traffic routes and the class of vertebrates. The results indicate that amphibians are the most impacted by roadkill, although they are neglected in many monitoring of traffic routes. Mitigation measures for this type of impact should take into account times when the highest number of deaths occur since rainfall and temperature influence this type of accident, that is, pedestrian accidents decrease as the temperature increases and rainfall decreases. Likewise, different classes of vertebrates have different impact concentration patterns along traffic routes, which makes mitigation planning more complex. Therefore, planning to reduce vertebrate deaths by roadkill must take into account the particularity of each taxon.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcePDFpt_BR
dc.subjectAtropelamentos de vertebrados selvagenspt_BR
dc.subjectEcologia de estradaspt_BR
dc.subjectHotspotspt_BR
dc.subjectVariação espacial de atropelamentospt_BR
dc.subjectVariação temporal dos atropelamentospt_BR
dc.titleEntendendo fatores que influenciam o atropelamento de Fauna em uma área protegida na Floresta Amazônicapt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8231978024681502pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7752368661840751pt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-8454-5862pt_BR
dc.description.resumoA morte por atropelamento em vertebrados constitui um importante impacto em áreas naturais. Apesar disso, dados sobre esse tema no domínio amazônico ainda são escassos, sobretudo dentro de áreas protegidas. Neste estudo, nós analisamos os dados de dois anos de monitoramento de anfíbios, répteis, mamíferos e aves atropelados em cinco tipos de vias de tráfego (rodovia, ferrovia, área urbana, estradas asfaltadas e estradas de terra) em uma unidade de conservação na Amazônia brasileira. Nós testamos quais foram as classes de vertebrados e as guildas alimentares mais atingidas, além da influência da sazonalidade e o padrão espacial dos atropelamentos. Na área estudada foram registrados 2.795 atropelamentos, sendo os anfíbios os mais registrados. A maior parte dos atropelamentos ocorreu durante a estação chuvosa. Corrigindo os dados de atropelamento através do uso dos dados de eficiência do observador e do tempo de permanência de carcaças com base em dados da literatura, concluímos que as taxas de mortalidade podem estar subestimadas em até 40 vezes quando comparadas aos dados brutos. Não houve diferença significativa entre as guildas alimentares quanto às fatalidades e, a pluviometria e temperatura tiveram efeito significativo nos atropelamentos de todas as classes de vertebrados. O padrão espacial de atropelamentos variou entre os tipos de vias de tráfego e a classe dos vertebrados. Os resultados apontam que os anfíbios são os mais impactados por atropelamentos, embora sejam negligenciados em muitos monitoramentos de vias de tráfego. As medidas mitigatórias para esse tipo de impacto devem levar em consideração épocas nas quais ocorre maior número de mortes, uma vez que a pluviometria e a temperatura influenciam esse tipo de acidente, ou seja, os atropelamentos diminuem conforme a temperatura aumenta e a pluviosidade diminui. Da mesma forma, diferentes classes de vertebrados têm padrão de concentração dos impactos diferenciado ao longo das vias de tráfego, o que torna o planejamento mitigatório mais complexo. Portanto, o planejamento para diminuir as mortes de vertebrados por atropelamentos deve levar em consideração a particularidade de cada táxon.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Biodiversidadept_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS BIOLÓGICASpt_BR
dc.creatorCOSTA, Andréa Coeli Gomes de Lucena-
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências e Tecnologias das Águaspt_BR
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