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dc.contributor.advisor1COSTA, Izaura Cristina Nunes Pereira-
dc.date.accessioned2024-08-19T20:12:00Z-
dc.date.available2024-08-19T20:12:00Z-
dc.date.issued2021-08-27-
dc.identifier.citationALMEIDA, Kaio Mathaus Silva de. A cabotagem e seus impactos socioeconômicos no Estado do Pará. Orientadora: Izaura Cristina Nunes Pereira Costa. 2021. 56 f. Orientadora: Izaura Cristina Nunes Pereira Costa Trabalho de Conclusão de Curso (Gestão Pública e Desenvolvimento Regional ) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1787pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1787-
dc.description.abstractThis research aims to present an analysis of the development of cabotage in Brazil and the role of this activity in the economic development of the state of Pará. Because it is a continental country, cabotage navigation in Brazil was favored between the XVI to XX centuries being the main means of cargo and passenger transportation between Brazilian ports on the coastal coast until public policies turned to the construction of highways and expansion of the road network. With the economic reopening to the international market in the 1990s, new investments were made through privatizations and concessions of port services, regulations in organized ports, and the entry of foreign companies into the waterway modal. However, during the Lula government (2002-2010) the Brazilian State resumed its position as an inducer of economic development by investing through the PAC, revitalization of the naval industry, and structural modernization of the national ports. Among these port fixes is the port Vila do Conde/PA which has increased its capacity to receive ships. In Pará its economy is primarily concentrated on ore mining and exports and based on the results achieved, the mining companies Alcoa and Mineração Rio Norte (MRN) take the bauxite from the Baixo Amazonas mesoregion loaded onto ships, sailing on the Amazon River as far as the metropolitan region of Belém, contributing to the region being one of the largest bauxite exporters in the world. Soy and corn are also transported from Mato Grosso by trucks to the Port of Santarém and the Miritituba Cargo Transshipment Station and taken by ship and barge to Porto Vila do Conde in Barcarena where they are exported to other countries. A qualitative approach was made based on bibliographic and documental research, with the reading of theses and scientific articles that talk about cabotage in Brazil and in the region, and it was also necessary to consult and analyze documents and data made available by federal agencies. At the end of the research we saw that with multimodality cabotage navigation has intensified in Pará in this XXI century in the search for new alternatives for the flow of cargoes aiming at lower cost and duration of transport.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 PDFpt_BR
dc.subjectCabotagempt_BR
dc.subjectNavegaçãopt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectParápt_BR
dc.subjectBauxitapt_BR
dc.titleA cabotagem e seus impactos socioeconômicos no Estado do Parápt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7143952564036281pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1611384978629669pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo apresentar uma análise sobre o desenvolvimento da cabotagem no Brasil e o papel dessa atividade no desenvolvimento econômico do estado do Pará. Por ser um país continental, a navegação de cabotagem no Brasil foi favorecida entre os séculos XVI a XX sendo o principal meio de transporte de cargas e passageiros entre os portos brasileiros na costa litorânea até as políticas públicas voltarem para construção de rodovias e expansão da malha rodoviária. Com a reabertura econômica ao mercado internacional na década de 1990, novos investimentos foram feitos fazendo privatizações e concessões de serviços portuários, regulamentações nos portos organizados e a entrada de empresas estrangeiras ao modal aquaviário. Porém no governo Lula (2002-2010) o Estado brasileiro retomou seu posto como agente indutor do desenvolvimento econômico investindo através do PAC, revitalização da indústria naval e modernização estrutural nos portos nacionais. Entre um desses fixos portuários está o porto Vila do Conde/PA aumentou sua capacidade de receber navios. No Pará a sua economia é concentrada primordialmente na exploração e exportação de minérios e com base nos resultados alcançados, as mineradoras Alcoa e Mineração Rio Norte (MRN) levam a bauxita da mesorregião Baixo Amazonas carregados em navios, navegando no rio Amazonas até a região metropolitana de Belém contribuindo para a região ser uma das maiores exportadoras de bauxita do mundo. A soja e o milho também são escoados de Mato Grosso pelos caminhões ao Portos de Santarém e Estação de Transbordo de Carga de Miritituba são levados em navios e barcaças para Porto vila do Conde, em Barcarena onde são exportados para outros países. Foi feito uma abordagem qualitativa fundamentada em pesquisa bibliográfica e documental, com leitura de teses e artigos científicos que falam sobre a cabotagem no Brasil e na região, e também foi necessária consulta e análise de documentos e dados disponibilizados por órgãos federais. Ao final da pesquisa vimos que com a multimodalidade a navegação de cabotagem tem se intensificado no Pará neste século XXI na busca por nova alternativas para escoamento de cargas visando menor custo e duração de transporte.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programOtherspt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.creatorALMEIDA, Kaio Mathaus Silva de-
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Sociedadept_BR
Aparece nas coleções:ICS - TCC - Bacharelado em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional

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