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Título: Meio ambiente e educação socioambiental: a concepção de educadores nas escolas públicas em Santarém Pará
metadata.dc.creator: SOUSA, Geila Santos de
Palavras-chave: Meio ambiente;Educação socioambiental;Práticas Pedagógicas
Data do documento: 23-Mar-2018
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: SOUSA, Geila Santos de. Meio ambiente e educação socioambiental: a concepção de educadores nas escolas públicas em Santarém Pará. Orientadora: Maria de Fátima Matos de Souza. 2018. 138 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida) – Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em:https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/187. Acesso em:.
Abstract: The current research has as a main target to Analyze the Environment Conception and the Educator’s Socio environmental Education and its Reflexes on the Pedagogic Practices regarding the Environmental Education developed at the Public School of the City of Santarém – Pará. The methodological approach is constituted of qualitative and quantitative character, comprehended as a study of case, and it presents, as data collecting tool, the semi open interview and the closed questionnaire with teachers, directors and specialists at Education from two Public Schools of Santarém – Pará, named in this research as “school A” and “school B”, considering the following categories of analysis: 1- Knowledge concerning the Socio environmental Education; 2 – School Contribution in the Socio environmental Education . It is used the program Google forms for data tabulation and plotting, which is a tool of collect and statistical analysis. The first activities were developed through distinct stages, which are: definition of research locus; visit at schools to be aware of the school reality and the goals explanation; and application of pre-test to check the questionnaire usability and understanding alongside of the educators to apply them next. From the study of theoretical conceptions about the Environment and Environmental Education, as well as the Pedagogic Political Project, the educational legislations and, in front of the empirical research, the results show the conception, by the educators, of the socio environmental education as a mechanism of comprehension of the natural life associated to the social one, as a way to preserve the environment for the future and the actual generations. However, in the pedagogic act, it is still conceived as a dissociated theme from further areas of knowledge, demonstrating not to understand it nor applying it in transversality. Connecting to these analyses, it is evaluated that, along general lines, the teaching institutions develop disconnected and deficit socio environmental pedagogic practices from the process of integral human formation. Result that expresses the necessity of better pedagogic organization in which the thematic concerning plans and projects of interdisciplinary way must be inserted, as well as the continuing education for professionals.
Resumo: A presente pesquisa tem como finalidade principal Analisar a Concepção de Meio Ambiente e Educação Socioambiental dos Educadores e seus Reflexos nas Práticas Pedagógicas de Educação Ambiental Desenvolvidas na Escola Pública do Município de Santarém - Pará. A abordagem metodológica constitui-se de cunho quantitativo e qualitativo, compreendida como um estudo de caso, e apresenta, como instrumentos de coleta de dados, a entrevista semiaberta e o questionário fechado com professores, gestores e especialistas em educação de duas escolas estaduais de Santarém-Pará, denominadas nesta pesquisa como “escola A” e “escola B”, considerando as seguintes categorias de análise: 1 Conhecimento em relação à Educação Socioambiental; 2 Contribuição da escola na Educação Socioambiental. Para a tabulação de dados e plotagem utiliza-se o programa Google Forms que é uma ferramenta de coleta e análise estatística. As atividades iniciais foram realizadas através de distintas etapas, sendo elas: definição do lócus da pesquisa; visita às escolas para conhecimento da realidade escolar e exposição dos objetivos; e aplicação de pré-teste para verificar a viabilidade e o entendimento do questionário junto aos educadores para em seguida aplicá-los. A partir do estudo das concepções teóricas sobre Meio Ambiente e Educação Ambiental, bem como do Projeto Político Pedagógico, das legislações educacionais e diante da pesquisa empírica, os resultados revelam a concepção, pelos educadores, da educação socioambiental como mecanismo de compreensão da vida natural associada à vida social, como forma de preservar o meio ambiente para as gerações atuais e futuras. No entanto, no fazer pedagógico, ainda a concebem como tema dissociado às demais áreas do conhecimento, demonstrando não o compreender e nem aplicar na transversalidade. Atrelando a essas análises, avalia-se que, em linhas gerais, as instituições de ensino desenvolvem práticas pedagógicas socioambientais deficitárias e desconexas do processo de formação humana integral. Resultado que expressa a necessidade de melhor organização pedagógica na qual se deve inserir a temática nos planos e projetos de forma interdisciplinar, bem como a formação continuada aos profissionais.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/187
Aparece nas coleções:Dissertações em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (Mestrado)

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