Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2171
Title: A inovação proletarizada: perfil e desafios dos profissionais nos laboratórios de informática da rede municipal de ensino de Santarém-PA
metadata.dc.creator: SOUSA, Rosane Crema
Keywords: Educação;Tecnologias digitais;Formação docente;PROINFO
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citation: SOUSA, Rosane Crema Sousa. A inovação proletarizada: perfil e desafios dos profissionais nos laboratórios de informática da rede municipal de ensino de Santarém-PA. Orientador: Gilson Cruz Junior. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Informática educacional) – Instituto de CIências da Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2171
Abstract: This paper aims to investigate the profile and challenges of professionals working in the computer labs of municipal schools in Santarém-PA. From the methodological point of view, it is constituted as a qualitative exploratory research, using semi-structured interviews for the construction of data. Participating subjects are agents who work specifically in the computerized classrooms of schools in the urban region of the municipality. Data analysis showed that the profile of these agents is heterogeneous, as well as the obstacles they face in their daily lives, ranging from difficulties in maintaining and replacing equipment to the incipience of municipal continuing education policies.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar o perfil e os desafios dos profissionais que atuam nos laboratórios de informática das escolas da rede municipal de ensino de Santarém-PA. Do ponto de vista metodológico, constitui-se como uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas para a construção dos dados. Os sujeitos participantes são os agentes que atuam especificamente nas salas informatizadas das escolas da região urbana do município. A análise dos dados mostrou que o perfil dos referidos agentes é heterogêneo, bem como os obstáculos que enfrentam em seu cotidiano, os quais abrangem desde dificuldades na manutenção e reposição dos equipamentos à incipiência das políticas municipais de formação continuada.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2171
Appears in Collections:ICED - TCC - Licenciatura em Informática Educacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_aInovaçãoProletarizadaPerfil.pdf452,47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.