Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2174
Title: | A robótica educacional como ferramenta mediadora de conhecimento: trabalhando com professores em formação |
metadata.dc.creator: | RODRIGUES, Zaira Karine Almeida Batalha |
Keywords: | Educação;Conhecimento;Ferramenta mediadora;Robótica Educacional;Professores em formação |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | Universidade Federal do Oeste do Pará |
Citation: | RODRIGUES, Zaira Karine Almeida Batalha. A robótica educacional como ferramenta mediadora de conhecimento: trabalhando com professores em formação. Orientadora: Solange Helena Ximenes Rocha. 2019. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Informática educacional) – Instituto de CIências da Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2174 |
Abstract: | Education and technological tools are directly connected, inside and outside the classroom, an example with which one can work is Robotics, as a new methodology that mediates the knowledge conveyed by the content taught and the theoretical and practical understanding to from its incorporation for educational purposes. The objective of this research was to validate educational robotics as a mediating tool of knowledge. The methodological referrals were developed, based on the initial planning stage and, subsequently, the completion of a short extension course, targeting teachers in initial training. The results presented - through our impressions as well as the students', after the short course, through an evaluation questionnaire - provided elements to think about how this technological methodology can be potential mediator of knowledge, as an alternative methodology for new paradigms. methodological approaches in and out of the classroom, based on education and its interfaces with educational technologies. |
metadata.dc.description.resumo: | A Educação e as ferramentas tecnológicas estão diretamente conectadas, dentro e fora da sala de aula, um exemplo com o qual pode-se trabalhar, é a Robótica, como uma nova metodologia mediadora do conhecimento repassado pelo conteúdo ministrado e a compreensão teórica e prática a partir de sua incorporação com finalidade educacional. Objetivou-se com esta pesquisa validar a robótica educacional como ferramenta mediadora do conhecimento. Os encaminhamentos metodológicos utilizados foram desenvolvidos, com base na etapa inicial de planejamento e, posteriormente, a realização de um minicurso de extensão, tendo como público-alvo professores em formação inicial. Os resultados apresentados – tanto através de nossas impressões, como pela dos alunos, após a realização do minicurso, através de um questionário avaliativo – forneceram elementos para se pensar como essa metodologia tecnológica pode ser potencial mediadora de conhecimentos, como uma metodologia alternativa para novos paradigmas metodológicos dentro e fora da sala de aula, com base na educação e suas interfaces com as tecnologias educacionais |
URI: | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2174 |
Appears in Collections: | ICED - TCC - Licenciatura em Informática Educacional |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_aRobóticaEducacionalComoFerramenta.pdf | 2,35 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.