Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2181
Title: | Utilizando a robótica educacional como prática alternativa no ensino de matemática |
metadata.dc.creator: | CRUZ, Jéssica Farias da Silva |
Keywords: | Educação;Tecnologias educacionais;Robótica Educacional;Ensino de Matemática;Geometria |
Issue Date: | 16-Dec-2019 |
Publisher: | Universidade Federal do Oeste do Pará |
Citation: | CRUZ, Jéssica Farias da Silva. Utilizando a robótica educacional como prática alternativa no ensino de matemática. Orientador: José Ricardo e Souza Mafra. 2019. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Informática educacional) – Instituto de CIências da Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2181 |
Abstract: | This article aimed to present teaching practices using Educational Robotics, mainly in mathematics teaching, with the curricular content of flat geometry. The method used was the development of exploratory activities, from the experience of preparation and planning, followed by a short course on Educational Robotics, taught at the Federal University of Western Pará - UFOPA, in which five Lego kits were used. ® Education, with emphasis on the practical part of robotics, which worked on assembling and disassembling the robots. The referrals made it possible to make good use of the students who participated, which were distributed in five teams. In this sense, the short course was held in two days, divided into two moments. In the first moment, the practical part of robotics, the meaning, was treated based on the authors used in the theoretical basis of this article. Activities were performed such as contact with the kits, free assembly, assembly with and without the use of the manual, culminating in the reconstruction of Lego® robots. The second moment was associated with the work involving the teaching of mathematics, being performed the introductory basic programming, aiming at the development of predefined activities. The short course was subsidized by a questionnaire that exemplified the participants' assessment and perception of Educational Robotics. The results projected positive actions, it was noticeable the students' commitment when looking for alternative teaching practices, to innovate the methodology in the classroom. |
metadata.dc.description.resumo: | Este artigo objetivou apresentar práticas de ensino utilizando a Robótica Educacional, principalmente no ensino da matemática, com o conteúdo curricular de geometria plana. O método utilizado foi o desenvolvimento de atividades exploratórias, a partir da vivência de atividade de preparação e de planejamento, seguido de um minicurso sobre a Robótica Educacional, ministrado na Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, no qual foram utilizados cinco kits da Lego® Education, com ênfase sobre a parte prática da robótica, que foram trabalhadas as montagens e desmontagens dos robôs. O encaminhamento realizado permitiu um bom aproveitamento dos alunos que participaram, haja vista, que estavam distribuídos em cinco equipes. Neste sentido, o minicurso foi realizado em dois dias, dividido em dois momentos. No primeiro momento, foi tratada a parte prática da robótica, o significado, com base nos autores utilizados no embasamento teórico deste artigo. Foram realizadas atividades como o contato com os kits, a montagem livre, montagem essa com e sem a utilização do manual, culminando na reconstrução dos robôs Lego®. O segundo momento, foi associado ao trabalho envolvendo o ensino de matemática, sendo realizada a programação básica introdutória, visando o desenvolvimento de atividades pré-definidas. O minicurso foi subsidiado por um questionário que exemplificou a avaliação e a percepção dos participantes em relação a Robótica Educacional. Os resultados projetaram ações positivas em que foi perceptível o empenho dos alunos ao procurar práticas alternativas de ensino, para inovar a metodologia em sala de aula. |
URI: | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2181 |
Appears in Collections: | ICED - TCC - Licenciatura em Informática Educacional |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_UtilizandoARobóticaEducacional.pdf | 2,34 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.