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Título: Um Olhar Reflexivo sobre a Prática Pedagógica de Docentes da Matemática na Educação Básica de Santarém
metadata.dc.creator: COIMBRA, Patrícia Sá Batista
Palavras-chave: Práticas pedagógicas;Ensino da Matemática;Teoria da Resposta ao Item
Data do documento: 14-Set-2018
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: COIMBRA, Patrícia Sá Batista. Um olhar reflexivo sobre a prática pedagógica de docentes da matemática na educação básica de Santarém. Orientador: Edilan de Sant’Ana Quaresma. 2018. 109 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/265. Acesso em:.
Abstract: In Basic Education, Mathematical science was incorporated as a curricular component and has been considered one of the disciplines less appreciated by the students, may have as causes, the deficient qualification and the pedagogical practice used by teachers in the classroom. In the educational context, is defended the idea of the existence of a strong conceptual correlation between the pedagogical practice and the learning, being the teacher the one responsible for mediate the process of construction of the knowledge for the student. The present work aimed to reflect on the didactic-pedagogical practice of teachers of Mathematics in Basic Education, through the perception of high school students of the public school in Santarém-Pará, using as a tool the Item Response Theory (IRT). Considering that the didactic-pedagogical practice is a latent variable, it is not possible to measure it directly, and it is necessary to use tools to do it. It is proposed to use as a tool the model based on the Item Response Theory, a method that emerged from the field of psychometry, initially proposed by Lord (1952) and currently used in large-scale evaluative processes, such as the Basic Education Assessment System since 1995 and the National High School Examination (NHSE) since 2009. The work was realized with data collection with students of Basic Education, of the public school in Santarém, who evaluated the pedagogical performance of their mathematics teachers. The two parameter model proposed by TIR, which produced tools for the construction of a proficiency scale with pedagogical interpretations. The teacher proficiency scale was divided into three levels of practices carried out by the teachers, where it was possible to prove that teachers who practice the methodologies of level I of the scale, do not plan their classes, stop using methodological technologies that contribute to learning, not perform group work, as well as not foment debate in the classroom and do not seek continuous training, unlike those teachers who have their pedagogical practices classified in level III of the scale. The research, besides exploring and analyzing the data constructed by the large-scale evaluation, exerted the interpretation of these data with variables derived from the characteristics of the schools, of training and performance of the teachers, being verified the influence of these factors in the pedagogical practice of the education professionals in this municipality.
Resumo: Na Educação Básica, a ciência Matemática foi incorporada como componente curricular e tem sido considerada uma das disciplinas menos apreciadas pelos alunos, podendo ter como causas, a qualificação deficitária e a prática pedagógica utilizada por docentes em sala de aula. No contexto educacional, defende-se a ideia da existência de uma forte correlação conceitual entre a prática pedagógica e o aprendizado, sendo o professor o responsável por mediar o processo de construção do conhecimento do estudante. O trabalho aqui apresentado objetivou refletir sobre a prática didático-pedagógica de docentes da Matemática na Educação Básica, por meio da percepção de alunos do Ensino Médio da rede pública de Santarém-Pará, utilizando como ferramenta a Teoria da Resposta ao Item (TRI). Considerando ser a prática didático-pedagógica uma variável latente, não é possível mensurá-la diretamente, havendo a necessidade de utilizar ferramentas para tal. Propõe-se, assim, utilizar como ferramenta, a modelagem baseada na Teoria da Resposta ao Item, método surgido do campo da psicometria, proposta inicialmente por Lord (1952) e atualmente utilizada em processos avaliativos de larga escala, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica, desde 1995, e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a partir de 2009. O trabalho foi realizado por meio do levantamento de dados junto a alunos da Educação Básica, da rede pública de Santarém, que avaliaram o desempenho pedagógico de seus professores de matemática. Foi utilizado o modelo de dois parâmetros proposto pela TRI, que produziu instrumentos para a construção de uma escala de proficiências com interpretações pedagógicas. A escala de proficiência docente foi dividida em três níveis de práticas realizadas pelos docentes, onde foi possível comprovar que os docentes que praticam as metodologias do nível I da escala, não planejam suas aulas, deixam de utilizar tecnologias metodológicas que contribuam para o aprendizado, não realizam trabalhos em grupo, além de não fomentarem o debate em sala de aula e não buscarem capacitação continuada, ao contrário daqueles docentes que tem suas práticas pedagógicas classificadas no nível III da escala. A pesquisa além de explorar e analisar os dados construídos pela avaliação em larga escala, exerceu a interpretação desses dados com variáveis provenientes de características das escolas, de formação e atuação dos docentes, constatando-se a influência desses fatores na prática pedagógica dos profissionais da educação neste município.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/265
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

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