Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/267
Título: “Eu acho que é pras crianças pensarem no talento que elas têm”: o fazer musical na perspectiva de crianças participantes do Projeto Sementes Musicais em Santarém, Pará
metadata.dc.creator: TEIXEIRA, Priscila Castro
Palavras-chave: Educação musical;Criança;Fazer musical;Espaços não-formais de ensino
Data do documento: 17-Dez-2018
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: TEIXEIRA, Priscila Castro. “Eu acho que é pras crianças pensarem no talento que elas têm”: o fazer musical na perspectiva de crianças participantes do Projeto Sementes Musicais em Santarém, Pará. Orientadora: Iani Dias Lauer Leite. 2018. 160 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/267. Acesso em:.
Abstract: This study presents the music teaching and learning activity through a socio-political contextual lens called the mackin music in a non-formal teaching space in the city of Santarém-Pará, in the Amazon region, focusing on the theoretical assumption that the child is an active being in its developmental and learning process. As the main objective, this study seeks: to analyze the mackin music in a project of socio-cultural inclusion through music, from the perspective of the children who participate in the project. As specific objectives, we defined: unveil the participants' perceptions about the project; describe the activities performed by the children, from its perspective; find out how the children identify the music teacher and his the mackin music ; to identify children's perceptions of factors that facilitate and hinder the learning of music, in the context of the mackin music in the Musical Seeds Project. The research is qualitative, in the form of a case study: Twenty children aged 8 to 12 years participated in the Research. These children were enrolled in the flute, drums, guitar and keyboard classes. The instruments used for data collection were: informal observations and focus group script. The data from the focus group were analyzed using the Collective Subject Discourse technique. The results indicated that: a) the project is seen as a place to learn music and social skills. b) The activities carried out in the project reflect these learning of content and social skills. c) Teachers must have a set of personal characteristics and pedagogical practices favorable to learning. d) The elements that facilitate and hinder learning were evaluated about three elements: environment, teachers and the children. About the children, they perceived themselves as agents in their learning process, describing situations in which their behavior facilitated or hindered learning. The active role of participants in the mackin music stands out through a space that provides the conditions for the exercise of child protagonism. The results also indicate the need for further studies, especially in the Northern region of Brazil to contribute to the theoretical field on music and education in non-formal teaching spaces and in the methodological field of the studies that have the child as the subject and focus of the research.
Resumo: Este trabalho apresenta o fazer musical em um espaço não-formal de ensino na cidade de Santarém-Pará, na Amazônia, centrando-se no pressuposto teórico de que a criança é um ser ativo no próprio processo desenvolvimental e de aprendizagem. Esse estudo tem como objetivo geral: analisar o fazer musical em um projeto de inclusão sociocultural mediante a música, a partir do olhar das crianças participantes. E objetivos específicos: desvelar quais as percepções dos participantes sobre o projeto; descrever as atividades realizadas pelas crianças, na perspectiva delas; averiguar como as crianças identificam o professor de música e seu fazer musical; identificar as percepções das crianças sobre fatores que facilitam e dificultam o aprendizado de música, no contexto do fazer musical no Projeto Sementes Musicais. A pesquisa é qualitativa, na forma de estudo de caso. Participaram 20 crianças na faixa etária de 08 a 12 anos de idade, alunos da turma de flauta doce, bateria, violão e teclado. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: observações informais e roteiro de grupo focal. Os dados oriundos do grupo focal foram analisados utilizando-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados indicaram que: a) o projeto é visto como um local para aprender música e habilidades sociais. b) As atividades realizadas refletem esses aprendizados de conteúdo e de habilidades sociais. c) Os professores devem ter um conjunto de características pessoais e práticas pedagógicas favoráveis ao aprendizado. d) Os elementos facilitadores e dificultadores do aprendizado foram avaliados em relação a três elementos: ambiente, professores e as próprias crianças. Em se tratando das crianças, estas se perceberam como agentes em seu próprio processo de aprendizagem, descrevendo situações nas quais seus comportamentos facilitavam ou dificultavam o aprender. Destaca-se o papel ativo dos participantes no fazer musical, sendo o projeto social, um espaço que propicia as condições para o exercício do protagonismo infantil. Os resultados indicam ainda a necessidade de outros estudos, em especial, na região Norte do Brasil, pois tais pesquisas contribuem no campo teórico sobre a música e a educação em espaços não-formais de ensino e no campo metodológico, soma aos estudos que tem a criança como sujeito e foco da pesquisa.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/267
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_EuAchoqueCrianças.pdf3,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons