Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/366
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1GUIMARÃES, Jarsen Luis Castro-
dc.date.accessioned2021-02-25T02:43:59Z-
dc.date.available2021-02-25T02:43:59Z-
dc.date.issued2018-12-15-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Lívia Medeiros. Medidas Socioeducativas de Internação, para quêm? Uma reflexão crítica da realidade de medidas socioeducativas no Centro Socioeducativo do Baixo Amazonas - Cseba. Orientador: Jarsen Luis Castro Guimarães. 2018. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Sociedade) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Sociedade, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/366. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/366-
dc.description.abstractThis dissertation deals with the analysis of the reality found in the application and execution of Socio-educational Measures of Internment in the Socioeducational Center of the Lower Amazon - CSEBA, located in the Municipality of Santarém, Pará State, under the perspective of the guiding principles of the Child and Teenager Statute (ECA), as well as in accordance with the minimum standards of care for the application of socio-educational measures in Brazil, which guarantee minimum rights and duties, determined by the National System of Socio-educational Assistance - SINASE, based on international rules, of which Brazil is signatory, such as the Convention on the Rights of the Child of 1990. The theme was approached from a legal, historical and sociological point of view, bringing a brief historical and social construction of the rights of children and teenager through the study of the categories of children and adolescence, going to the study of the institutionalization of the child in Brasil asylum from colonization to the advent of the Statute of the Child and Teenager (ECA), which establishes the Doctrine of Integral Protection and its guiding principles, in order to understand the legal purpose of these rights, now assured to these teenager. Subsequently, the Socio-educational Measure of Internment was studied, analyzing its legal nature and the social construction of punitive legal discourses of Teenager in conflict with the law, built over the years. By means of the survey of the data of teenager in conflict with the law in compliance with the Socio-educational Measure of Internment in the CSEBA, during the year of 2017, in the months of March to May, from the advisory cards of the teenager, as well as through the analyzes of the observations of the researcher of the daily routine of teenager, a socioeconomic profile of these teenager in conflict with the law can be highlighted. Based on the variables of the research, an econometric model was used as a means of observing the infraction acts practiced by the teenager in compliance with the Socio-educational Measure of Internationalization and their family, social and economic relationship, providing a critical reflection about the reality found in the Socio-Educational Center of the In the light of the criminal legal discourse, justifying their modes of action, aiming at this research, the contribution to search for coherent means and practices and socioeducational character referred to in child and adolescent protection legislation.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMedidas Socioeducativaspt_BR
dc.subjectEstatuto da Criança e do Adolescente (ECA)pt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectProteção Integrapt_BR
dc.titleMedidas Socioeducativas de Internação, para quêm? Uma reflexão crítica da realidade de medidas socioeducativas no Centro Socioeducativo do Baixo Amazonas - Csebapt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.description.affiliationUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9950552808401200pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2403664119078137pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação trata da análise da realidade encontrada na aplicação e execução de Medidas Socioeducativas de Internação no Centro Socioeducativo do Baixo Amazonas - CSEBA, localizado no Município de Santarém, estado do Pará, sob a perspectiva dos princípios orientadores do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), bem como em consonância com as regras mínimas de atendimento para aplicação das medidas socioeducativas no Brasil, que garantem direitos e deveres mínimos, determinados pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo SINASE, com base em regras internacionais, do qual o Brasil é signatário, como a Convenção dos Direitos da Criança de 1990. A temática foi abordada sob uma visão legal, histórica e sociológica, trazendo uma breve construção histórica e social dos direitos da criança e do adolescente por meio do estudo das categorias infância e criança, e adolescência, passando ao estudo da institucionalização da criança no Brasil desde a colonização até o advento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que estabelece a Doutrina da Proteção Integral e seus princípios orientadores, de forma a compreender o propósito legal destes direitos, hoje assegurados a estes adolescentes. Posteriormente foi estudada a Medida Socioeducativa de Internação, analisando sua natureza jurídica e a construção social dos discursos jurídicos punitivos de adolescentes em conflito com a lei, construídos ao longo dos anos. Por meio do levantamento dos dados dos adolescentes em conflito com a lei em cumprimento de Medida Socioeducativa de Internação no CSEBA, durante o ano de 2017, nos meses de março a maio, a partir das fichas de acompanhamento dos adolescentes, bem como por meio das análises das observações do pesquisador da rotina diária dos adolescentes, pode-se destacar um perfil socioeconômico destes adolescentes em conflito com a lei. A partir das variáveis da pesquisa realizou-se um modelo econométrico como meio de observação dos atos infracionais praticados pelos adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa de Internação e sua relação familiar, social e econômica, ensejando uma reflexão crítica acerca da realidade encontrada no Centro Socioeducativo do Baixo Amazonas, tendo em vista o propósito da Doutrina da Proteção Integral, por vezes, paradoxalmente, aplicados à luz do discurso jurídico penal, justificando seus modos de ações, tendo como objetivo desta pesquisa, a contribuição para busca de meios e práticas coerentes e que atendam ao caráter socioeducativo aludido na legislação de proteção à criança e o adolescente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências da Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.linhadepesquisaDIREITOS HUMANOS, SOCIEDADE E CIDADANIA AMBIENTALpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoCIÊNCIAS DA SOCIEDADEpt_BR
dc.creatorVASCONCELOS, Lívia Medeiros-
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Sociedadept_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Ciências da Sociedade (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_ MedidasSocioeducativasInternação.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.