Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/368
Título : Análise de Erros em Problemas de Aritmética: Uma Abordagem na 2a Fase da OBMEP no Oeste do Pará
metadata.dc.creator: MORAES, Michael Machado de
Palabras clave : Metodologia de Pesquisa;Análise de erros;Aritmética;Educação Básica
Fecha de publicación : 2018
Editorial : Universidade Federal do Oeste do Pará
Citación : MORAES, Michael Machado de. Análise de Erros em Problemas de Aritmética: Uma Abordagem na 2a Fase da OBMEP no Oeste do Pará. Orientador: Mário Tanaka Filho. 2018. 140f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/368 Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho descreve uma abordagem investigativa por meio das técnicas de análise de erro, tendo como público alvo os alunos da Educação Básica nas escolas públicas do Oeste do Pará. Tal pesquisa é classificada como Teoria Fundamentada em Dados (Grounded Theory). Os dados que compõem o corpus da pesquisa são as provas da 2a fase da 12a OBMEP, donde foram selecionados problemas dos três níveis que exigem conhecimentos de aritmética. O objetivo desta comunicação cientifica é empregar a análise de erros como metodologia de pesquisa, visando detectar os erros de Aritmética cometidos com maior frequência pelos alunos da Educação Básica na rede pública, produzindo um estudo capaz de atribuir um grau de aprendizagem nos tópicos de Aritmética com base nos erros. Como a população é toda a Região Oeste do estado do Pará, foi feito um plano de amostragem, baseado nas técnicas de inferência estatística, permitindo a pesquisa ter uma margem de erros de 3%, com nível de confiança de 95%. As análises foram feitas dividindo os dados em três níveis conforme a separação na OBMEP, isto é, nível 1 (6o ano e 7o ano do Ensino Fundamental), nível 2 (8o ano e 9o ano do Ensino Fundamental) e Nível 3 (Ensino Médio). Os resultados apontam um alto índice de erros, sendo boa parte devido aos conceitos básicos, demonstrando que uma parcela considerável dos alunos não possui domínio dos tópicos de Aritméticas, além de dificuldades na compreensão e interpretação nos itens escolhidos. Conclui-se que às respostas dos alunos estão carregadas de informações, que permitem ao professor uma visão das habilidades dos alunos em compreensão e aptidão de resolver problemas. Assim é possível instruir “novo métodos” capazes de transformar essas informações em algo positivo para o aprendizado do aluno, criando estratégias que permitam aos educandos desenvolver o pensamento crítico em relação as próprias soluções.
URI : https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/368
Aparece en las colecciones: Dissertações em Matemática em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação_AnáliseDeErros.pdf11,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons