Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/400
Título : A matemática nos formatos de papel
metadata.dc.creator: REIS, Andréa Feitosa
Palabras clave : Matemática- Estudo e ensino
Fecha de publicación : 2015
Editorial : Universidade Federal do Oeste do Pará
Citación : REIS, Andréa Feitosa. A matemática nos formatos de papel. Orientador: Hugo Alex Carneiro Diniz. 2015. 90f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/400 Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: Trata-se de um texto destinado a professores de Matemática da Educação Básica, que fornece propostas de contextualizar o ensino da Matemática, utilizando como instrumento principal a folha de papel, principalmente a folha de papel A4 (A quatro). Este trabalho contem referências e citações sobre as normas existentes hoje que padronizam as dimensões dos papéis utilizados em desenhos técnicos, na indústria gráfica e em outras situações. Descreve as características dos formatos das folhas de papéis das séries A, B e C, deduz as medidas destas folhas e aponta os conteúdos matemáticos envolvidos nestas séries de formatos, bem como sugere atividades que podem ser aplicadas no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, explorando a regularidade existente nestas séries de formatos. Esta regularidade envolve diretamente a √ 2 como razão de semelhança entre estas folhas de papel. Além disso, mostra que a sequência das áreas das folhas de cada série forma uma progressão geométrica, e calcula as taxas de ampliação e de redução de um formato para outro. Por fim, o texto relata uma experiência da autora em sala de aula abordando o tema.
URI : https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/400
Aparece en las colecciones: Dissertações em Matemática em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação_AMatemáticanosFormatos.pdf3,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons