Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/408
Título : Aluno com deficiência física: cognições sobre suas habilidades sociais no contexto da educação física escolar
metadata.dc.creator: COSTA, Sueley Carvalho
Palabras clave : Aluno com deficiência;Habilidades sociais;Inclusão
Fecha de publicación : 7-may-2019
Editorial : Universidade Federal do Oeste do Pará
Citación : COSTA, Sueley Carvalho. Aluno com deficiência física: cognições sobre suas habilidades sociais no contexto da educação física escolar. Orientadora: Irani Lauer Lellis. 2019. 140 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/408. Acesso em:.
Resumen : The literature related to the education of people with disabilities are widely carried out by educators, teachers and other professionals interested in enhancing knowledge for inclusion. However, research into the social skills of people with disabilities is still timid in the context of physical education. These studies have focused on teacher training for action in the inclusive school context. Still others have been concerned with expanding the knowledge repertoire of teachers' social skills to contribute to inclusion. What is noticed is a disadvantage of the research regarding students with physical disabilities and their cognition about their social skills. Social skills are understood as a set of attitudes and behaviors that favor a good social performance and enable a better development of interpersonal relationships. The main authors who supported the theoretical-methodological referential are: Social Skills - Del Prette and Del Prette; Bolsoni-Silva; Fumo et al; Inclusive Physical Education - Aguiar and Duarte; Gorgatti; Souza; Meller and Tesche; and Ferreira and Barreto; of Cognitions - Garrido, Azevedo and Palma; Pajares; and Ribas Jr. We sought to know the cognitions (beliefs, thoughts, perceptions, etc.) of students with physical disabilities included in physical education classes. Research that values the studies of human development contexts and their personal and environmental interactions may be fundamental in the bioecological theory of Urie Bronfenbrenner, so this research has sought, under the lens of this theory, to understand the phenomenon researched here. The participating public were five (5) students with physical disabilities, not wheelchair users and who were in the age group of 11 to 15 years old, attended elementary school II of the 6th to 9th year of five (5) municipal schools of Santarém-Pará. The following instruments were used to collect data: the sociodemographic questionnaire, completed by the parents or guardians, and the semi-structured interview, in which the participants expressed their cognitions. For data analysis, the DSC-Collective Subject Discourse technique was used, which represents the community's opinion on social skills. The relevance of this research is to be an investigation of educational, psychological and evaluative skills of social skills in the inclusive context, differentiating itself by prioritizing the thinking of students with physical disabilities, since it is believed that their cognitions are a tool of self-reflection. and reflection of professionals working with this audience. The results showed that participants recognize and understand their social skills and realize that they are present in the context of physical education classes and that they favor the inclusive context.
metadata.dc.description.resumo: Os estudos relacionados à educação de pessoas com deficiência são amplamente realizados por educadores, professores e outros profissionais com interesse no engrandecimento do conhecimento para efetivação da inclusão. Entretanto, as pesquisas voltadas para habilidades sociais de pessoas com deficiência ainda se mostram de forma tímida no contexto da educação física. Compreendem-se aqui as habilidades sociais como um conjunto de atitudes e comportamentos que favorecem um bom desempenho social e possibilitam um melhor desenvolvimento das relações interpessoais. Os principais autores que sustentaram o referencial teórico-metodológico são: das Habilidades Sociais – Del Prette e Del Prette; Bolsoni-Silva; Fumo et al; da Educação Física inclusiva – Aguiar e Duarte; Gorgatti; Souza; Meller e Tesche; e Ferreira e Barreto; das Cognições – Garrido, Azevedo e Palma; Pajares; e Ribas Jr. Buscou-se conhecer as cognições (crenças, pensamentos, percepções, etc.) dos alunos com deficiência física sobre suas habilidades sociais no contexto da educação física escolar. As pesquisas que valorizam os estudos dos contextos do desenvolvimento humano e sua interação pessoal e ambiental podem ser fundamentais na teoria Bioecológica de Urie Bronfenbrenner, assim, esta pesquisa buscou sob a lente desta teoria compreender o fenômeno aqui pesquisado. O público participante foram cinco (5) alunos com deficiência física não cadeirantes e que estavam na faixa etária de 11 a 15 anos, cursavam o ensino fundamental II do 6° ao 9° ano de cinco (5) escolas municipais de Santarém- Pará. Para coleta de dados, foram utilizados como instrumentos: o questionário sociodemográfico, preenchido pelos pais ou responsáveis, e a entrevista semiestruturada, na qual os participantes expressaram suas cognições. Para análise de dados foi utilizado a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo-DSC, recurso que representa a opinião da coletividade sobre Habilidades Sociais. A relevância desta pesquisa está em ser uma investigação de cunho educacional, psicológico e de valorização das habilidades sociais no contexto inclusivo, diferenciando-se por priorizar o pensamento dos alunos com deficiência física, pois se acredita que as cognições destes, poderão ser um instrumento de autorreflexão e de reflexão dos que atuam com este público. Os resultados apresentaram que os participantes reconhecem e compreendem as suas habilidades sociais e percebem que estas se fazem presentes no contexto das aulas de educação física e que favorecem o contexto inclusivo.
URI : https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/408
Aparece en las colecciones: Dissertações em Educação (Mestrado)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação_Alunodeficiênciafísica.pdf2,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons