Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/458
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1PANTOJA, Glauco Cohen Ferreira-
dc.date.accessioned2021-03-10T04:53:12Z-
dc.date.available2021-03-10T04:53:12Z-
dc.date.issued2019-11-18-
dc.identifier.citationBRELAZ, Roniel de Lima. Ensino da física nas aulas de matemática utilizando o método de modelagem. Orientador: Glauco Cohen Ferreira Pantoja. 2019. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Física) - Programa de Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF), Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/458. Acesso:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/458-
dc.description.abstractMathematics and physics are areas of knowledge historically linked. Among many other factors, this is because the former provides structural support to the latter. However, when they are worked as curriculum components, in undergraduate courses, mathematics classes are usually taught as if there were no connection to physics. Based on this assumption, this work aims to use a teaching strategy for the student to understand physical phenomena from mathematical themes, relating the knowledge learned in class with the real world, thus teaching crosses the barrier of four walls that delimits the traditional classroom. This teaching strategy was based on the works of Bunge and it is called modeling method and to enable its application in the teaching-learning process, Lev Vygotsky's theory of learning was used. To verify the efficiency of the method, it was applied in a class of the first semester of the undergraduate degree in Science and Technology, in which Mathematics and Physics are presented in much of the curriculum. The research took a qualitative approach and was designed as a case study, thus the data were collected through observations, interviews, reports and video and photo records. Through the data analysis it was possible to verify that the research objectives were reached, corroborating the hypothesis initially raised that the didactical proposal would facilitate learning of Physics and Mathematics. These results made it possible to infer that teaching from the perspective of modeling enables students not only to understand physical phenomena, but to solve real problems involving physics through models. From the research, an Educational Product was built to guide teachers who intend to use the modeling method in their classes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectModelagempt_BR
dc.subjectModelopt_BR
dc.subjectMétodopt_BR
dc.titleEnsino da física nas aulas de matemática utilizando o método de modelagempt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1856857371406225pt_BR
dc.description.resumoA Matemática e a Física são áreas do conhecimento que historicamente estão vinculadas. Entre muitos outros fatores, isso ocorre devido à primeira fornecer sustentação estruturante à segunda. No entanto, quando elas são trabalhadas como componentes curriculares, em cursos de graduação geralmente as aulas de Matemática são ministradas como se não houvesse nenhuma conexão com a Física. Partindo desse pressuposto, este trabalho tem o objetivo de utilizar uma estratégia de ensino para o aluno compreender fenômenos físicos a partir de temas da Matemática, relacionando o conhecimento aprendido nas aulas com mundo real, desse modo o ensino transpõe a barreira das quatro paredes que delimita a sala de aula tradicional. Essa estratégia de ensino foi fundamentada nas obras de Bunge e é denominada método de modelagem, e para viabilizar sua aplicação no processo ensino aprendizagem foi utilizada a teoria de aprendizagem de Lev Vygotsky. Para verificar a eficiência do método, ele foi aplicado em uma turma do primeiro semestre do curso de graduação em Bacharelado em Ciência e Tecnologia, no qual a Matemática e Física estão presentes em boa parte da grade curricular. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e foi delineada como estudo de caso, desse modo os dados coletados foram por meio de observações, entrevistas, relatórios e registros de vídeos e fotografias. A partir da análise dos dados foi possível verificar que os objetivos da pesquisa foram alcançados, o que corroborou a hipótese inicialmente levantada de que a proposta didática norteada pela modelagem matemática facilitaria a aprendizagem de Matemática e de Física. Esses resultados possibilitaram inferir que o ensino na perspectiva da modelagem possibilita os alunos não somente compreender fenômenos físicos, mas resolver problemas reais envolvendo a Física por meio de modelos. Com a realização da investigação foi construído um Produto Educacional para orientar professores que pretendam utilizar o método de modelagem em suas aulas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS EXATASpt_BR
dc.creatorBRELAZ, Roniel de Lima-
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Ensino de Física (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_EnsinodaFisicanasAulas.pdf2,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons