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Título : Evolução dos modelos atômicos: uma proposta epistemológica na elaboração de modelos teóricos para explicar a estrutura da matéria
metadata.dc.creator: MACEDO, Mariel dos Santos
Palabras clave : Ensino de Física;Modelos Atômicos;Histórica da Ciência
Fecha de publicación : dic-2018
Editorial : Universidade Federal do Oeste do Pará
Citación : MACEDO, Mariel dos Santos. Evolução dos modelos atômicos: uma proposta epistemológica na elaboração de modelos teóricos para explicar a estrutura da matéria. Orientador: Glauco Cohen Ferreira Pantoja. 2018. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Física) - Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/464. Acesso:
Resumen : This study deals about the teaching proposal that aims to teach the main of atomic models through an epistemological perspective, in order to lead the student to understand that the scientific doing is a human construction, product of the dialectical historical process subject to the most varied contradictions. For that, it was of great importance the valuation of the previous knowledge of the students in the elaboration of a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU), under the guidance of Marco A. Moreira. As well as the progressive differentiation of concepts and ideas in the context of the History of Science through the view of Thomas Kuhn, which describes scientific evolution from the paradigmatic revolutions. In general terms, everything turns clear that any support for the development of didactic tools that is going to aid in teaching practice is a valid effort, because in the face of the results, we can infer that the pedagogical product has succeeded in its purpose, based on the theoretical assumption of meaningful learning of Ausubel, was able to promote significant improvements in the apprehension of concepts and meanings, as well as to increase students' capacity for argumentation in the face of problem situations at more complex levels.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho versa sobre uma proposta pedagógica que visa ensinar os principais modelos atômicos através de uma perspectiva epistemológica, a fim de levar o aluno a compreender que o fazer científico é uma construção humana, produto do processo histórico dialético sujeito às mais variadas contradições. Para tanto, foi de grande importância a valorização do conhecimento prévio dos alunos na elaboração de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), sob a orientação dos trabalhos de Marco A. Moreira, bem como a progressiva diferenciação de conceitos e idéias no contexto da História da Ciência através da visão de Thomas Kuhn, que descreve a evolução científica a partir das revoluções paradigmáticas. Em linhas gerais, diante da análise qualitativa dos resultados obtidos através do comparativo entre pré-teste e pósteste, podemos inferir que o produto pedagógico obteve êxito em seu propósito, que, fundamentado ao pressuposto teórico da aprendizagem significativa de David Ausubel, evidenciou ter promovido melhorias na apreensão de conceitos e significados, assim como também sugere ter aumentado a capacidade de argumentação dos estudantes diante de situações-problema em níveis mais complexos.
URI : https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/464
Aparece en las colecciones: Dissertações em Ensino de Física (Mestrado Profissional)

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