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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1MEIRA FILHO, Damião Pedro-
dc.date.accessioned2021-03-11T02:55:57Z-
dc.date.available2021-03-11T02:55:57Z-
dc.date.issued2020-10-20-
dc.identifier.citationMATOS, Arnaldo Gonçalves de. Interdisciplinaridade no ensino de física e química no ensino médio envolvendo práticas experimentais. Orientador: Damião Pedro Meira Filho; Coorientadora: Nilzilene Gomes de Figueiredo. 2020. 82 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Física) - Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/465. Acesso:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/465-
dc.description.abstractThe dissertation work aimed to evaluate the effectiveness of experimental practices in an interdisciplinary approach in teaching Physics and Chemistry in High School involving experimental practices, since it is important that the subjects can dialogue in the school environment, thus contributing to a better understanding of the phenomena of nature. The choice of the research location was determined by the better placement of the public school in the Basic Education Development Index (Ideb). We also opted for participatory research, since the idea was to develop a critical and reflective thinking through experimental practices linked to the disciplines of physics and chemistry in an interdisciplinary action, in which, the researcher acted as a professor of Chemistry in the development of practices with the students, and with the professor of Physics of the class. The educational product developed consists of instructional material, intended for teachers, which presents three experimental proposals for an interdisciplinary approach to physics and chemistry in high school.For the dissertation, the three proposals were applied, the flame that sucks water and the electric current through water in a disciplinary approach, and the small electric motor applied in an interdisciplinary approach, following the following steps: in the first moment, the experiment was used as demonstration of the theory and, in the second moment, the experiment was used as a motivator for the study of the theory. The physics and chemistry class with the aid of experimental practices contributed to the discussion in the school environment, making the students begin to realize that to understand a problem more widely, several areas of knowledge can contribute in an interdisciplinary perspective. This implies saying that the students' views began to change about the study of physics.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectPráticas Experimentaispt_BR
dc.titleInterdisciplinaridade no ensino de física e química no ensino médio envolvendo práticas experimentaispt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2665678100822713pt_BR
dc.contributor.advisor-co1FIGUEIREDO, Nilzilene Gomes de-
dc.description.resumoO trabalho dissertativo teve como objetivo avaliar a eficácia das práticas experimentais em uma abordagem interdisciplinar no ensino de Física e Química no Ensino Médio envolvendo práticas experimentais, já que é importante que as disciplinas possam dialogar no ambiente escolar, contribuindo, desta forma, para o melhor entendimento dos fenômenos da natureza. A escolha do local da pesquisa foi determinada pela melhor colocação do estabelecimento de ensino público no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Optou-se também pela pesquisa participativa, visto que a ideia foi desenvolver um pensamento crítico e reflexivo por meio de práticas experimentais vinculadas às disciplinas de física e química em uma ação interdisciplinar, em que o pesquisador atuou como professor de Química no desenvolvimento das práticas com os discentes e com o professor titular de Física da turma. O produto educacional desenvolvido consiste em um material instrucional, destinado aos professores, que apresenta três propostas experimentais para abordagem interdisciplinar de física e química no ensino médio. Para a dissertação foi aplicada as três propostas: chama que suga a água e a corrente elétrica pela água, em uma abordagem disciplinar; e o motorzinho elétrico, aplicado em uma abordagem interdisciplinar, seguindo as seguintes etapas: no primeiro momento foi utilizado o experimento como demonstrativo da teoria, e no segundo momento o experimento foi utilizado como motivador para o estudo da teoria. A aula de física e química com auxílio de práticas experimentais contribuiu para discussão no ambiente escolar, fazendo com que os estudantes começassem a perceber que para a compreensão de um problema de forma mais ampla, várias áreas de conhecimento podem contribuir em uma perspectiva interdisciplinar. Isso implica em dizer que a visão dos discentes começou a mudar sobre o estudo da física.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS EXATASpt_BR
dc.creatorMATOS, Arnaldo Gonçalves de-
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Ensino de Física (Mestrado Profissional)

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