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dc.contributor.advisor1MEIRA FILHO, Damião Pedro-
dc.date.accessioned2021-03-11T03:17:51Z-
dc.date.available2021-03-11T03:17:51Z-
dc.date.issued2020-11-10-
dc.identifier.citationSOUSA, Luisa Helena Silva de. Tecnologias inclusivas adaptadas ao ensino de física: um estudo de caso aplicado à educação profissional. Orientador: Damião Pedro Meira Filho. 2020. 125 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Física) - Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/467. Acesso:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/467-
dc.description.abstractThe present work summarizes the Master's Thesis submitted to the Graduate Program in Physics Teaching in the National Professional Master's Course in Physics Teaching (MNPEF), as part of the requirements necessary to obtain the title of Master in Physics Teaching. Bringing reflections about the policy of professional education, inclusion and teaching of Physics. This research was developed in a schoolteacher that offers professional education in the interior of the State of Pará. The general objective was to develop materials and methods that facilitate the process of teaching/learning the knowledge of physics, to students with visual impairment, using assistive technology as an auxiliary tool. Methodology, this is an exploratory research of the case study type and qualitative. The techniques used were: Direct Observation; Institutional records; Focus Groups. The research was directed to the adequacy of pre-existing technologies, making adaptations to the context of inclusive physics teaching, in the context of professional education. As a result, the Blind Banner application was created, capable of transforming the text produced by the students, the curriculum adopted was history of science by the students, into a quick response code. And, the same application is able to perform audio description to visually impaired students, providing them with autonomy and scientific empowerment.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.titleTecnologias inclusivas adaptadas ao ensino de física: um estudo de caso aplicado à educação profissionalpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9563143217497816pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-5490-0870pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho sintetiza a Dissertação de Mestrado submetida ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física no Curso de Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física (MNPEF), como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Mestre em Ensino de Física. Trazendo reflexões acerca da política da educação profissional, a inclusão e o ensino de Física. Esta pesquisa foi desenvolvida em um educandário que oferta a educação profissional no interior do Estado do Pará. Teve como objetivo geral, desenvolver materiais e métodos que facilitem o processo de ensino/aprendizagem dos conhecimentos de física, aos alunos com deficiência visual, utilizando tecnologia assistiva como ferramenta auxiliar. Metodologia, trata-se de uma pesquisa exploratória do tipo estudo de caso e, qualitativa. As técnicas utilizadas foram: Observação Direta; Registros institucionais; Grupos Focais. A pesquisa foi direcionada à adequação de tecnologias pré-existentes, fazendo-se adaptações ao contexto do ensino de física inclusivo, no contexto da educação profissional. Como resultado, foi criado o aplicativo Blind Banner, capaz de transformar o texto produzido pelos discentes, o currículo adotado foi história da ciência pelos discentes, em um código de resposta rápida. E, o mesmo aplicativo é capaz de realizar à audiodescrição aos discentes deficientes visuais, proporcionando-lhes autonomia e empoderamento científico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS EXATASpt_BR
dc.subject.linhadepesquisaENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoENSINO DE FÍSICApt_BR
dc.creatorSOUSA, Luisa Helena Silva de-
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR
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