Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/486
Título: Políticas de Saúde Pública: Uma abordagem sobre a epidemiologia da tuberculose na região Oeste do Estado do Pará.
metadata.dc.creator: SILVA, Risonilson Abreu da
Palavras-chave: Políticas Públicas;Tuberculose;Amazônia Brasileira
Data do documento: 2021
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: SILVA, Risonilson Abreu da. Políticas de Saúde Pública: Uma abordagem sobre a epidemiologia da tuberculose na região Oeste do Estado do Pará. Orientador: Edilan de Sant Ana Quaresma. 2021. 51f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Sociedade) - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Sociedade, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/486. Acesso em:
Resumo: A Tuberculose (TB) é uma doença infectocontagiosa presente na humanidade desde seus primórdios, estando associada a pobreza, insalubridade de residências, deficiente saneamento básico, ineficiência de políticas públicas direcionadas ao seu combate, dentre outros, sendo considerada a doença infectocontagiosa que mais mata no mundo nos dias atuais. A Organização Mundial de Saúde considera o Brasil como um país que merece atenção, pelo coeficiente de incidência, prevalência e mortalidade ocasionado pela patologia. No estado do Pará existem sete municípios prioritários, considerando suas altas taxas de incidência, para o Programa Nacional de Controle da Tuberculose, principal instrumento governamental de combate à doença. Esta pesquisa surge da necessidade de responder ao questionamento: quais as reais conquistas advindas das políticas públicas de prevenção e controle do agravo da Tuberculose na região Oeste do Pará? Com base nas características tanto de transmissão, quanto de fatores sociais que ajudam na propagação da doença, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a eficácia das políticas públicas de controle e tratamento da Tuberculose na região Oeste do Pará. O estudo foi realizado nos municípios que abrangem o 9º Centro Regional de Saúde – SESPA, nos anos 2016 e 2017, por meio da utilização de dados fornecidos pelo Sistema Nacional de Agravos de Notificação – SINAN. A partir dos resultados obtidos é possível inferir que apesar dos esforços por parte dos agentes envolvidos no controle da TB na região, ainda é preocupante o número crescente de casos da doença na região da 9º CRS. Prevalecem níveis altos de casos de abandono de tratamento, porém também teve uma porcentagem considerável de casos de cura, a maior incidência de casos ocorreu em pacientes do sexo masculino, o tipo de TB com maior incidência foi do tipo pulmonar. Os resultados apontam preocupação com a subnotificação, além da confirmação de aumento nos novos casos positivos da Tuberculose na área de abrangência, caracterizando como ainda discreta, mas importante, a eficácia das políticas públicas de prevenção e controle do agravo da Tuberculose na região Oeste do Pará.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/486
Aparece nas coleções:Dissertações em Ciências da Sociedade (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_PolíticasSaúdePública.pdf969,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons