Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/492
Title: Atividades integradas de oralidade, leitura, escrita e reflexão linguística: uma perspectiva sociointeracionista e textual - discursiva
metadata.dc.creator: SANTOS, Eucinei Janete Costa Coelho dos
Keywords: Língua Portuguesa;ADIs;Ensino;Aprendizagem
Issue Date: 9-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citation: SANTOS, Eucinei Janete Costa Coelho dos. Atividades integradas de oralidade, leitura, escrita e reflexão linguística: uma perspectiva sociointeracionista e textual - discursiva. Orientador: Heliud Luis Maia Moura . 2019. 162 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/492. Acesso:
Abstract: Faced with the reality of teaching Portuguese language learning, often reduced to the contents of normative grammar, focused on a textual approach attached to the study of typologies and practice with discursive genres, prioritizing mainly the form and, thus, disregarding the real ones social objectives of communication, it is necessary to seek new ways of teaching and learning the Portuguese language. Because of this, this research aims to investigate how a pedagogical practice developed in Portuguese language classes, through activities that integrate orality, reading, writing and linguistic reflection, considering the dynamics existing between the discourse genres, contributes to expand the linguistic capacity- discourse of students. In order to achieve the proposed objective, an intervention project was developed with a class of 8th grade, in the Portuguese Language Discipline classes at the Rio Tapajós State Elementary and High School, in the city of Santarém – Pará. This proposal, based on the ADIs (Integrated Didactic Activities of Orality, Reading, Writing and Linguistic Reflection) postulated by Moura (2017), aims at teaching integrated learning of these linguistic practices, through activities, planned by the teachers, which allow students to exercise its protagonism and agency in an intense contact with different discursive genres, inserted in the daily social practices and in more formal communication situations. In this context, action research was used, discussed by Thiollent (1986), who considers the conscious intervention of the researchers and the effective contribution of the participants. The construction of this research seeks to be based on the principle of dialogism and responsiveness of Bakhtin (2010), on the theory of enunciation by Bakhtin (1981), and on the studies of Marcuschi (2007), Moura (2017), Kleiman (2002), Koch and Elias (2010), Colomer and Camps (2002) and Bazerman (2006) on language. The analysis of the data points to the intertwining between the practices of orality, reading, writing and linguistic reflection, proposed by the ADIs, therefore, it contributes to the expansion of the knowledge already acquired by the students and adds new knowledge necessary for them to be able to communicate effectively in different contexts. social, in addition to dynamizing the school environment with the use of language in real communication situations.
metadata.dc.description.resumo: Diante da realidade de um ensino aprendizagem de língua portuguesa, muitas vezes, reduzido aos conteúdos da gramática normativa, voltado a uma abordagem textual presa ao estudo de tipologias e a prática com gêneros discursivos priorizando, principalmente, a forma e, assim, desprezando os reais objetivos sociais da comunicação, é necessário buscarmos novas formas de ensinar e aprender a língua portuguesa. Por conta disso, esta pesquisa objetiva investigar como uma prática pedagógica desenvolvida em aulas de língua portuguesa, por meio de atividades que integram oralidade, leitura, escrita e reflexão linguística, considerando a dinâmica existente entre os gêneros discursivos, contribui para ampliar a capacidade linguístico-discursiva dos estudantes. A fim de alcançar o objetivo proposto foi desenvolvido um projeto de intervenção com uma turma de 8 º ano, nas aulas da Disciplina Língua Portuguesa da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rio Tapajós, na cidade de Santarém- Pará. Esta proposta, baseada nas ADIs (Atividades Didáticas Integradas de Oralidade, Leitura, Escrita e Reflexão Linguística) postuladas por Moura (2017), visa um ensino-aprendizagem integrado dessas práticas linguísticas, por meio de atividades, planejadas pelos docentes, que oportunizam aos estudantes exercer seu protagonismo e agência em um intenso contato com diferentes gêneros discursivos, inseridos nas práticas sociais do cotidiano e em situações de comunicação mais formais. Nesse contexto, foi utilizada a pesquisa-ação, discutida por Thiollent (1986), que considera a intervenção consciente dos pesquisadores e a contribuição efetiva dos participantes. A construção desta pesquisa busca embasar-se no princípio do dialogismo e da responsividade de Bakhtin (2010), na teoria da enunciação de Bakhtin (1981) e nos estudos de Marcuschi (2007), Moura (2017), Kleiman (2002), Koch e Elias (2010), Colomer e Camps (2002) e Bazerman (2006) sobre linguagem. A análise dos dados aponta o entrelaçamento entre as práticas de oralidade, leitura, escrita e reflexão linguística, propostas pelas ADIs, portanto, contribui com a ampliação dos saberes já adquiridos pelos estudantes e agrega novos conhecimentos necessários para que consigam se comunicar efetivamente nos diferentes contextos sociais, além de dinamizar o ambiente escolar com o uso da língua em situações reais de comunicação.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/492
Appears in Collections:Dissertações em Letras em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_AtividadesIntegradasdeOralidade.pdf9,12 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons