Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/512
Título : Para além do espaço de leitura: criação e reflexão das possibilidades de ler literatura em uma escola rural do município de Monte Alegre
metadata.dc.creator: VASCONCELOS, Raimundo Edivandro Alves de
Palabras clave : Leitura;Literatura;Leitor;Transformação cultural;Pesquisa-ação;Espaço de leitura
Fecha de publicación : 4-dic-2018
Editorial : Universidade Federal do Oeste do Pará
Citación : VASCONCELOS, Raimundo Edivandro Alves de. Para além do espaço de leitura: criação e reflexão das possibilidades de ler literatura em uma escola rural do município de Monte Alegre. Orientador: Zair Henrique Santos. 2018. 185 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/512. Acesso:
Resumen : The present research "Beyond the space of reading: creation and reflection of the possibilities of reading literature in a rural school of the municipality of Monte Alegre" aims at the investigation of possible cultural transformations arising from the creation of spaces and actions to lead to read literature in rural school, reflecting on the conditions and limits for promotion of reading. The study is being developed within the scope of the Professional Master's Program in Literature - Profletras and is emerging from an earlier research developed by Zair Henrique Santos (2016) in some schools of municipalities in the interior of the Amazon. It tries to understand among other aspects, what are the possibilities (conditions and limits) of the formation of reader in rural school through the creation of spaces and actions to lead to read literature, in a collective and participatory attitude? What is more, you are interested in why a school with almost a thousand students and a faculty with a good academic background does not have a library or a systematic program of literary reading? The research methodology adopted is action research, according to David Tripp's (2005) conception, and aims to promote a possible transformation of the school and social reality, making the participants become co-authors and active subjects in the construction knowledge that will be produced concurrently with the moment of intervention. Some instruments used to constitute the corpus are: observation, interview, lectures, memoirs, oral reports, etc. As basement are used: Silva (1991, 2004, 2009), Britto (2003, 2015), Candido (2004), Chartier (1999), Zilberman (2009), Freire (1976), Santos (2016), besides articles, dissertations and theses that dialogue with theme.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa “Para além do espaço de leitura: criação e reflexão das possibilidades de ler literatura em uma escola rural do município de Monte Alegre” visa à investigação de possíveis transformações culturais advindas da criação de espaços e ações de levar a ler literatura em escola rural, refletindo sobre as condições e limites para promoção de leitura. O estudo está sendo desenvolvido no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras- Profletras e é emergente de uma pesquisa anterior desenvolvida por Zair Henrique Santos (2016) em algumas escolas de municípios do interior da Amazônia. Busca-se entender, dentre outros aspectos, quais as possibilidades (condições e limites) de formação de leitor em escola rural, por meio da criação de espaços e ações de levar a ler literatura, numa atitude coletiva e participativa? Além do mais, interessa-se em saber por que uma escola com quase mil alunos e um corpo docente com boa formação acadêmica não dispõe de biblioteca e nem de programa sistemático de leitura literária? A metodologia investigativa adotada é a pesquisa-ação, de acordo com a concepção de David Tripp (2005), e pretende promover uma possível transformação da realidade escolar e social, fazendo com que os participantes tornem-se co-autores e sujeitos ativos na construção do conhecimento que será produzido concomitantemente ao momento da intervenção. Alguns instrumentos utilizados para constituição do corpus são: observação, entrevista, palestras, memórias, relatos orais, etc. Como embasamentos são utilizados: Silva (1991, 2004, 2009), Britto (2003, 2015), Candido (2004), Chartier (1999), Zilberman (2009), Freire (1976), Santos (2016), além de artigos, dissertações e teses que dialogam com o tema.
URI : https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/512
Aparece en las colecciones: Dissertações em Letras em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_ParaAlemdoEspaco.pdf5,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons