Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/512
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1SANTOS, Zair Henrique-
dc.date.accessioned2021-03-22T13:38:31Z-
dc.date.available2021-03-22T13:38:31Z-
dc.date.issued2018-12-04-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Raimundo Edivandro Alves de. Para além do espaço de leitura: criação e reflexão das possibilidades de ler literatura em uma escola rural do município de Monte Alegre. Orientador: Zair Henrique Santos. 2018. 185 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/512. Acesso:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/512-
dc.description.abstractThe present research "Beyond the space of reading: creation and reflection of the possibilities of reading literature in a rural school of the municipality of Monte Alegre" aims at the investigation of possible cultural transformations arising from the creation of spaces and actions to lead to read literature in rural school, reflecting on the conditions and limits for promotion of reading. The study is being developed within the scope of the Professional Master's Program in Literature - Profletras and is emerging from an earlier research developed by Zair Henrique Santos (2016) in some schools of municipalities in the interior of the Amazon. It tries to understand among other aspects, what are the possibilities (conditions and limits) of the formation of reader in rural school through the creation of spaces and actions to lead to read literature, in a collective and participatory attitude? What is more, you are interested in why a school with almost a thousand students and a faculty with a good academic background does not have a library or a systematic program of literary reading? The research methodology adopted is action research, according to David Tripp's (2005) conception, and aims to promote a possible transformation of the school and social reality, making the participants become co-authors and active subjects in the construction knowledge that will be produced concurrently with the moment of intervention. Some instruments used to constitute the corpus are: observation, interview, lectures, memoirs, oral reports, etc. As basement are used: Silva (1991, 2004, 2009), Britto (2003, 2015), Candido (2004), Chartier (1999), Zilberman (2009), Freire (1976), Santos (2016), besides articles, dissertations and theses that dialogue with theme.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLeitorpt_BR
dc.subjectTransformação culturalpt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.subjectEspaço de leiturapt_BR
dc.titlePara além do espaço de leitura: criação e reflexão das possibilidades de ler literatura em uma escola rural do município de Monte Alegrept_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4527066563496827pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa “Para além do espaço de leitura: criação e reflexão das possibilidades de ler literatura em uma escola rural do município de Monte Alegre” visa à investigação de possíveis transformações culturais advindas da criação de espaços e ações de levar a ler literatura em escola rural, refletindo sobre as condições e limites para promoção de leitura. O estudo está sendo desenvolvido no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras- Profletras e é emergente de uma pesquisa anterior desenvolvida por Zair Henrique Santos (2016) em algumas escolas de municípios do interior da Amazônia. Busca-se entender, dentre outros aspectos, quais as possibilidades (condições e limites) de formação de leitor em escola rural, por meio da criação de espaços e ações de levar a ler literatura, numa atitude coletiva e participativa? Além do mais, interessa-se em saber por que uma escola com quase mil alunos e um corpo docente com boa formação acadêmica não dispõe de biblioteca e nem de programa sistemático de leitura literária? A metodologia investigativa adotada é a pesquisa-ação, de acordo com a concepção de David Tripp (2005), e pretende promover uma possível transformação da realidade escolar e social, fazendo com que os participantes tornem-se co-autores e sujeitos ativos na construção do conhecimento que será produzido concomitantemente ao momento da intervenção. Alguns instrumentos utilizados para constituição do corpus são: observação, entrevista, palestras, memórias, relatos orais, etc. Como embasamentos são utilizados: Silva (1991, 2004, 2009), Britto (2003, 2015), Candido (2004), Chartier (1999), Zilberman (2009), Freire (1976), Santos (2016), além de artigos, dissertações e teses que dialogam com o tema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANASpt_BR
dc.creatorVASCONCELOS, Raimundo Edivandro Alves de-
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_ParaAlemdoEspaco.pdf5,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons