Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/523
Título: A sequencia didática como recurso metodológico no ensino de língua materna a partir das proposições da Olimpíada de Língua Portuguesa
metadata.dc.creator: SOUZA, Danilma Paiva de
Palavras-chave: Sequência Didática;Gênero textual;Ensino-aprendizagem;Olimpíada de Língua Portuguesa
Data do documento: 5-Dez-2018
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: SOUZA, Danilma Paiva de. A sequencia didática como recurso metodológico no ensino de língua materna a partir das proposições da olimpíada de língua portuguesa. Orientador: Luiz Percival Leme Britto. 2018. 260 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/523. Acesso:
Abstract: This work is linked to the Research Group and Intervention in Reading, Writing and Literature at the school - LELIT and the Professional Master Program in Literature - PROFLE-TRAS. It aims to analyze, from the Didactic Sequences produced by Portuguese Language teachers within the scope of the PLO, that conceptions of language teaching have served as the basis for teaching Portuguese in school; what is meant by didactic sequence and what are the implications for their teaching / learning. To that end, we created a corpus of 12 didactic sequence proposals produced by teachers of basic education, made available on the web in external environments and internal to the Writing the Future Portal, proposals that aim at the teaching of genres circumscribed to the PLO, considering that it has served as significant reference for Portuguese language classes in Brazilian public schools. We see in these proposals, the intention of discussing a new vision for the teaching practices of LP, with this, we bring to make up this scenario of new possibilities, the proposals of teaching from the text and those that have the gender as object of teaching. We also study the concepts defended by the Language Teaching team of the Geneva School in the proposition of the Didactic Sequences, which has in Joaquim Dolz and Bernard Schneuwly their main representatives, as well as works that result from the adaptation of the SD model in the Brazilian educational reality. The results reveal divergences between the original SD model and the proposals produced by many teachers.
Resumo: Este trabalho está vinculado ao Grupo de Estudo Pesquisa e Intervenção em Leitura, Escrita e Literatura na escola – LELIT e ao Programa de Mestrado Profissional em Letras – Profletras. Objetiva analisar, a partir de Sequências Didáticas produzidas por professores de Língua Portuguesa no âmbito da OLP, que concepções de ensino de língua têm servido de base para o ensino de Português na escola; o que se entende por sequência didática e quais as implicações para seu ensino/aprendizagem. Para isso, constituímos um corpus de doze propostas de sequência didática produzidas por professores da educação básica, disponibilizadas na web em ambientes externos e internos ao Portal Escrevendo o Futuro, propostas que visam ao ensino de gêneros circunscritos à OLP, considerando que esta tem servido de significativo referencial para as aulas de Língua Portuguesa nas escolas públicas brasileiras. Encontramos nestas propostas a intenção de discutir uma nova visão para as práticas de ensino de LP; com isso, trazemos para compor este cenário de possibilidades, as propostas de ensino a partir do texto e as que têm o gênero como objeto de ensino. Estudamos ainda os conceitos defendidos pela equipe de Didática de Línguas da Escola de Genebra na proposição das Sequências Didáticas, que tem em Joaquim Dolz e Bernard Schneuwly seus principais representantes, bem como trabalhos que resultam da adaptação do modelo de SD para a realidade educativa brasileira. Os resultados revelam divergências entre o modelo original das SDs e as propostas produzidas por muitos professores.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/523
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_SequenciaDidaticaComo.pdf3,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons