Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/532
Título : Diálogos entre alfabetização econômica e habilidades sociais educativas: um estudo das crenças e práticas docentes no contexto da educação infantil
metadata.dc.creator: OLIVEIRA, Núbia dos Santos
Palabras clave : Crenças;Práticas docentes;Alfabetização econômica;Habilidades Sociais Educativas
Fecha de publicación : 2020
Editorial : Universidade Federal do Oeste do Pará
Citación : OLIVEIRA, Núbia dos Santos. Diálogos entre alfabetização econômica e habilidades sociais educativas: um estudo das crenças e práticas docentes no contexto da educação infantil. Orientador: Irani Lauer Lellis 2020. 293f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/532
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo teve como objetivo geral compreender as crenças e práticas de docentes que atuam na educação infantil sobre alfabetização econômica. Especificamente, buscou-se investigar as crenças e práticas docentes sobre a alfabetização econômica (AE), identificar o repertório de habilidades sociais educativas (HSE) e, por fim, averiguar a existência de relações entre o repertório de habilidades sociais educativas consoantes às crenças e práticas de alfabetização econômica. A pesquisa foi realizada com duas docentes que atuam nos níveis Pré-I e Pré-II, que atendem crianças de 4 a 5 anos de um Centro Municipal de Educação Infantil – CEMEI, localizado em Santarém-Pará. Como instrumentos para produção de dados foram utilizados: a) questionário sociodemográfico; b) roteiro de entrevista semiestruturada; c) roteiro de entrevista de habilidades sociais educativas de professores – RE-HSE-Pr (BOLSONI-SILVA; MARTURANO; LOUREIRO, 2018); d) roteiro de observação direta; A análise dos dados da entrevista semiestruturada foi realizada por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo – DSC, de Lefèvre e Lefèvre (2003; 2005). Os dados do RE-HSE-Pr foram analisados mediante as instruções de codificação e interpretação próprias do referido instrumento. Os resultados mostraram, a princípio, que: ainda é bastante incipiente o conhecimento sobre AE, sendo que as crenças manifestadas à respeito da temática limitavam-se a aproximações advindas do sendo comum; evidenciaram-se práticas que se limitam ao diálogo entre as professoras e as crianças sobre alguns temas que se aproximam dos conceitos de AE, mas sem ações intencionais, efetivas e sistematizadas no contexto da pré-escola; as crenças dos professores sobre AE se circunscrevem a concepções rasas e desprovidas de embasamento teórico, demonstrando que estes não possuem clareza sobre os conceitos relacionados ao tema, dessa forma, não foi possível estabelecer uma rede ampla de relações entre os construtos, pois não existe uma compreensão mais acurada quanto aos preceitos da AE. Logo, as HSE destes professores são direcionadas à outras práticas peculiares ao espaço físico e social da educação infantil; os resultados indicam que é possível estabelecer vínculos entre as HSE dos professores e a AE, desde que nestes estejam presentes crenças a respeito do tema que sejam condizentes com seus preceitos conceituais, de modo que as HSE estejam voltadas, de fato, para o ensino dos temas relacionados à AE. Diante disso pode-se concluir que: i) a AE apresenta-se como uma realidade distante no que tange à presença sistemática, planejada e efetiva no contexto da Educação Infantil; ii) a inserção da temática se apresenta como urgente e necessária no currículo escolar; iii) é preciso investir na formação, tanto inicial quanto continuada dos professores, de modo que possam construir suas crenças de modo que a tarefa de alfabetizá-las economicamente não seja delegada somente aos pais e/ou à família, mas que também as creches e pré-escolas do munícipio chamem para si a responsabilidade de trabalhar de forma integrada ao currículo temáticas como essa sejam pautadas na aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes que contribuam para o desenvolvimento integral das crianças em todas as suas dimensões, sejam elas intelectual, social, emocional, ética e moral.
URI : https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/532
Aparece en las colecciones: Dissertações em Educação (Mestrado)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação_Diálogoentrealfabetização.pdf5,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons