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https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/569
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | SOUZA, Maria de Fátima Matos de | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-14T18:19:08Z | - |
dc.date.available | 2021-06-14T18:19:08Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Marcelo Almeida. A política de ensino médio e a garantia do direito à educação nas escolas do campo paraense. Orientador: Maria de Fátima Matos de Souza. 2021. 142f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida) - Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/569 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/569 | - |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.title | A política de ensino médio e a garantia do direito à educação nas escolas do campo paraense. | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação intitulada “A política de ensino médio e a garantia do direito à educação nas escolas do campo paraense” tem como objetivo geral analisar a Política do Ensino Médio implantada nas escolas do campo do município de Santarém – PA e sua garantia do direito à educação. Caracteriza-se como uma pesquisa de natureza básica de levantamento de dados e sua análise classificada como pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, sendo a análise documental realizada por meio do método dedutivo. A pesquisa se deu em duas fases, levantamento bibliográfico e pesquisa documental. Para o levantamento de referenciais teóricos foram selecionados livros, teses, dissertações, artigos científicos relacionados à temática proposta. Os documentos foram coletados, selecionados e organizados em documentos oficiais da Secretaria de Educação (SEDUC-PA) e da plataforma QEdu Brasil, Constituições Federais de 1824 a 1988, Lei de Diretrizes e Base da Educação (Lei nº 9.394/1996) e demais legislações pertinentes sobre o objeto do estudo. Os dados revelaram que o ensino médio ofertado nas escolas do campo do município de Santarém-PA não é muito diferente do que ocorre nas demais escolas do campo paraense, como falta de melhorias no sistema, uma vez que é evidente a precariedade das escolas em relação à infraestrutura, pouca ou nenhuma qualificação de docentes, dificuldades no ensino e absorção do conteúdo por parte dos alunos, e desistência mediante a necessidade de trabalho como principal fator, no entanto, a necessidade de conclusão do ensino médio em buscas de melhorias através de trabalho assalariado, são motivos que justificam o aumento nos números de matriculados e mantem a porcentagem de reprovações. A partir do estudo teórico e da análise documental, chegou-se à conclusão que embora existam dispositivos legais e políticas públicas direcionadas para classes menos favorecidas, como os povos do campo, há um largo caminho que deve ser percorrido antes que se possa afirmar que o Brasil garante de fato o direito educacional aos cidadãos do campo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.creator | GOMES, Marcelo Almeida | - |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (Mestrado) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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