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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1SOUZA, Maria de Fátima Matos de-
dc.date.accessioned2021-06-14T18:19:08Z-
dc.date.available2021-06-14T18:19:08Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationGOMES, Marcelo Almeida. A política de ensino médio e a garantia do direito à educação nas escolas do campo paraense. Orientador: Maria de Fátima Matos de Souza. 2021. 142f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida) - Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/569pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/569-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titleA política de ensino médio e a garantia do direito à educação nas escolas do campo paraense.pt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação intitulada “A política de ensino médio e a garantia do direito à educação nas escolas do campo paraense” tem como objetivo geral analisar a Política do Ensino Médio implantada nas escolas do campo do município de Santarém – PA e sua garantia do direito à educação. Caracteriza-se como uma pesquisa de natureza básica de levantamento de dados e sua análise classificada como pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, sendo a análise documental realizada por meio do método dedutivo. A pesquisa se deu em duas fases, levantamento bibliográfico e pesquisa documental. Para o levantamento de referenciais teóricos foram selecionados livros, teses, dissertações, artigos científicos relacionados à temática proposta. Os documentos foram coletados, selecionados e organizados em documentos oficiais da Secretaria de Educação (SEDUC-PA) e da plataforma QEdu Brasil, Constituições Federais de 1824 a 1988, Lei de Diretrizes e Base da Educação (Lei nº 9.394/1996) e demais legislações pertinentes sobre o objeto do estudo. Os dados revelaram que o ensino médio ofertado nas escolas do campo do município de Santarém-PA não é muito diferente do que ocorre nas demais escolas do campo paraense, como falta de melhorias no sistema, uma vez que é evidente a precariedade das escolas em relação à infraestrutura, pouca ou nenhuma qualificação de docentes, dificuldades no ensino e absorção do conteúdo por parte dos alunos, e desistência mediante a necessidade de trabalho como principal fator, no entanto, a necessidade de conclusão do ensino médio em buscas de melhorias através de trabalho assalariado, são motivos que justificam o aumento nos números de matriculados e mantem a porcentagem de reprovações. A partir do estudo teórico e da análise documental, chegou-se à conclusão que embora existam dispositivos legais e políticas públicas direcionadas para classes menos favorecidas, como os povos do campo, há um largo caminho que deve ser percorrido antes que se possa afirmar que o Brasil garante de fato o direito educacional aos cidadãos do campo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vidapt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.creatorGOMES, Marcelo Almeida-
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (Mestrado)

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