Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/583
Título : Leitura literária e o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano: margens opostas ou travessia?
metadata.dc.creator: OLIVEIRA, Rizomar Pinheiro de
Palabras clave : Língua Portuguesa;Educação Literária;Literatura.;Livro Didático
Fecha de publicación : 2-oct-2020
Editorial : Universidade Federal do Oeste do Pará
Citación : OLIVEIRA, Rizomar Pinheiro de. Leitura literária e o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano: margens opostas ou travessia?. Orientadora: Ana Maria Vieira Silva. 2020. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/583. Acesso em:
Resumen : This Dissertation entitled Literary reading and the teaching of Portuguese in Elementary School - 6th to 9th grade: opposite margins or crossing? arises from a pedagogical need - literary education - so he investigated where Literature is in Portuguese Language classes. For data collection, comparisons, analysis of results, intervention and discussion, a semi-structured questionnaire was applied, with closed and opened questions to eight (08) Portuguese language teachers and two hundred and five students (205). The research was carried out in (05) five schools of the State Public Network, in the municipality of Santarém-PA. As an important part of the investigation, there was the verification and enumeration of the occurrence of literary texts in Portuguese language textbooks, used by students and teachers from those schools, in order to verify whether this pedagogical instrument promotes literary education through your texts. The data obtained with the application of the questionnaire were important for the realization of the intervention proposal, as they were socialized with the teachers participating in the research, in a scheduled meeting where several questions were asked, among which the absence of methodologies, collective planning and of Portuguese Language training courses for teaching Literature in Elementary Education, in addition to discussions aimed at developing strategies, capable of giving the literary text the potential it has. The bases used were Cândido (2004), Cosson (2012), Silva (1991,2004, 2009), Zilberman (2009), Geraldi (2012), in addition to articles and dissertations that dialogue with this theme. The analysis of the results obtained reveals that, although the literary text is linked to the teaching of the Portuguese language, it has only been the pretext for the teaching of normative grammar, for solving questions of comprehension and interpretation of texts, as well as a model for writing of texts of the same genre, thus not promoting literary education. Thus, an E-book was created, entitled “Invitation to crossing”, as a suggestion to Portuguese teachers of elementary school - 6th to 9th grade - in order to make not only present, but continuous and provocative the teaching of Literature in Portuguese language classes, being able to hold the student's attention and, thus, promote literary education, becoming a less didactic and more humanizing practice.
metadata.dc.description.resumo: Esta Dissertação intitulada A leitura literária e o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano: margens opostas ou travessia? surge de uma necessidade pedagógica - a educação literária - por isso investigou onde se encontra a Literatura nas aulas de Língua Portuguesa. Para o levantamento dos dados, comparações, análise de resultados, intervenção e discussão, foi aplicado questionário semiestruturado, com perguntas fechadas e abertas a oito (08) professores de Língua Portuguesa e a duzentos e cinco alunos (205). A pesquisa foi realizada em (05) cinco escolas da Rede Pública Estadual, no município de Santarém- PA. Como parte importante da investigação, houve a verificação e a enumeração da ocorrência de textos literários nos livros didáticos de Língua Portuguesa, utilizados por alunos e por professores das referidas escolas, com o fito de verificar se esse instrumento pedagógico promove a educação literária por meio de seus textos. Os dados obtidos com a aplicação do questionário foram importantes para a realização da proposta de intervenção, pois foram socializados com os professores participantes da pesquisa, em um encontro programado onde foram feitos diversos questionamentos, dentre os quais a ausência de metodologias, de planejamento coletivo e de cursos de formação de Língua Portuguesa para o ensino de Literatura no Ensino Fundamental, além de discussões voltadas para a elaboração de estratégias, capazes de dar ao texto literário o potencial que ele tem. Os embasamentos utilizados foram Cândido (2004), Cosson (2012), Silva (1991, 2004, 2009), Zilberman (2009), Geraldi (2012), além de artigos e de dissertações que dialogam com esse tema. A análise dos resultados obtidos revela que, embora o texto literário esteja vinculado ao ensino de Língua Portuguesa, ele tem sido apenas o pretexto para o ensino de gramática normativa, para resoluções de questões de compreensão e de interpretação de textos, além de modelo para escrita de textos do mesmo gênero, não promovendo, desse modo, a educação literária. Assim, foi elaborado um E-book, intitulado “Convite à travessia”, como sugestão a professores de Língua Portuguesa do Ensino fundamental – 6° a 9° ano - a fim de tornar não apenas presente, mas contínuo e provocador, o ensino de Literatura nas aulas de Língua Portuguesa, sendo capaz de prender a atenção do aluno e, desse modo, promover a educação literária, tornando-se uma prática menos didatizada e mais humanizadora.
URI : https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/583
Aparece en las colecciones: Dissertações em Letras em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_LeituraLiterariaeoEnsino.pdf8,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons