Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/634
Título: AS INTERAÇÕES DA CRIANÇA SURDA NO ESPAÇO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
metadata.dc.creator: SANTOS, Patrícia Siqueira dos
Palavras-chave: Teoria Histórico-Cultural;Educação de Surdos;Educação Infantil
Data do documento: 6-Mar-2020
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: SANTOS, Patrícia Siqueira dos. As interações da criança surda no espaço da educação infantil. Orientadora: Eleny Brandão Cavalcante. 2020. 113f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2020. Disponível em:. Acesso em:.
Abstract: This research has a main objective to understand, in the space of early childhood education, how the interactions between the deaf child and the social environment in which they are inserted and in which they participate happen, in a Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) [Municipal Unit of Early Childhood Education], located in the urban area of the city of Santarém/Pará. It is based on the assumptions of the Historical-Cultural Theory (HCT), which comprises human development based on social and cultural relationsTo discuss HCT, the history of deaf education and early childhood education, the authors are, respectively: Vigotski (1997, 2000, 2003, 2008, 2010), Martins (2006), Duarte (2013) and Costa et al ( 2017); Soares (1999) and Bueno (2011) and; Pasqualini (2010), Civilletti (1991), Kulhumann Junior (2015), as well as documents and legislation on the themes. Methodologically, as data production instruments, observations and interviews recorded in 2018 and 2019, carried out with teachers who worked directly with deaf children, stand out. People involved were 4 teachers (3 listener and 1 deaf) and a deaf child. Data analysis occurred through three categories: interaction between deaf children and their teachers; interaction of the deaf child in the developed activities; interaction of the deaf child with other children and the teacher as the organizer of this space. These analyzes focused on the careful look of understanding the teacher's pedagogical practice for/with the deaf child regarding the interactions that were established. As a result, in the first category, the data described revealed that, even the teachers knowing the form of communication of the deaf child, the lack of sensitivity with that child was recurrent and this reflected in their pedagogical practices of not promoting access to knowledge in a way understandable. In the second category, it came to the understanding that the problem was not in the deaf child, in developing the activities or taking an interest in them, but focused on how the teachers sought to involve this child, so that they could interact and participate in It. In the third category, the teacher, as an organizing element of the educational environment, was not present at moments that could be used, such as during games and when he appeared, it was to reprimand the children for their behavior considered wrong. Thus, it is concluded that the research indicated that the interactions of deaf children, in early childhood education, as an important stage in the child's development, did not happen in a way that would lead this child to explore, know, and constitute their subjectivity. Thus, the path taken by this study encourages further research to be carried out, so that the education of deaf children is in fact, from early childhood education, a process that prioritizes their development instead of their disability.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo principal compreender, no espaço da educação infantil, como acontecem as interações entre a criança surda e o meio social em que está inserida e da qual é partícipe, em uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI), situada na área urbana do município de Santarém/Pará. Fundamenta-se nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural (THC), que compreende o desenvolvimento humano a partir das relações sociais e culturais. Para discorrer sobre a THC, a história da educação de surdos e a educação infantil, os autores são, respectivamente: Vigotski (1997, 2000, 2003, 2008, 2010), Martins (2006), Duarte (2013) e Costa et al (2017); Soares (1999) e Bueno (2011) e; Pasqualini (2010), Civilletti (1991), Kulhumann Junior (2015), além de documentos e legislações sobre as temáticas. Metodologicamente, como instrumentos de produção de dados, destacam-se as observações e entrevistas gravadas nos anos 2018 e 2019, realizadas com os professores que trabalhavam diretamente com a criança surda. Os sujeitos envolvidos foram 4 professores (3 ouvintes e um surdo) e uma criança surda. A análise dos dados ocorreu através de três categorias: interação entre a criança surda e seus professores; interação da criança surda nas atividades desenvolvidas; interação da criança surda com as demais crianças e o professor como organizador desse espaço. Essas análises recaíram sobre o “olhar cuidadoso” de compreender a prática pedagógica do professor para/com a criança surda no que tange às interações que eram estabelecidas. Como resultados, na primeira categoria, os dados descritos revelaram que, mesmo os professores conhecendo a forma de comunicação da criança surda, a falta de sensibilidade com aquela criança era recorrente e isso refletia em suas práticas pedagógicas de não promover o acesso ao conhecimento de forma compreensível. Na segunda categoria, chegou-se à compreensão de que o problema não estava na criança surda, em desenvolver as atividades ou se interessar por elas, mas centrava-se em como os professores procuravam envolver essa criança, para que pudesse interagir e delas participar. Na terceira categoria, o professor, como elemento organizador do meio educativo, não se fazia presente nos momentos que poderiam ser aproveitados como durante as brincadeiras e quando aparecia, era para repreender as crianças por suas condutas consideradas “erradas”. Dessa maneira, conclui-se que a pesquisa apontou que as interações da criança surda, na educação infantil, por ser uma etapa importante no desenvolvimento da criança, não aconteciam de forma que levasse essa criança a explorar, conhecer, e a constituir a sua subjetividade. Dessa maneira, o caminho percorrido por este estudo instiga que outras pesquisas sejam realizadas, para que a educação da criança surda seja de fato, desde a educação infantil, um processo que priorize seu desenvolvimento em vez de sua deficiência.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/634
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_AsInteracoesdaCrianca.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons