Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/638
Título: ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DE NOVOS PROFESSORES DE TECNOLOGIA: UMA EXPERIENCIA NO ENSINO SUPERIOR
metadata.dc.creator: PAIVA, Kleison Silveira
Palavras-chave: Robótica Educacional;Formação inicial;Experimento de Ensino
Data do documento: 15-Mar-2021
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: PAIVA, Kleison Silveira. Robótica educacional como contribuição na formação de novos professores de tecnologia: uma experiência no ensino superior. Orientador: José Ricardo e Sousa Mafra. 2021. 226f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em:. Acesso em:.
Abstract: This study is a reference about the use of Educational Robotics, by means of the initial teachers training process of Licenciatura em Informática Educacional (LIE) [Degree in Educational Informatics] from the Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA [Federal West University of Pará]. Considering the perspective of how the student in the initial training of two LIE classes sees and perceives in Educational Robotics and its use as an alternative and dynamism in different areas of knowledge and how that TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) [Information and Communication Technology] can be used to improve teaching and learning processes. It also aims to respond to students in initial formation, realize Educational Robotics as an important strategic base and its importance in the teaching and learning processes, involving content of the curricular component Basic Prototyping and Educational Robotics, based on preparation and discussion involving the use of activities performed during classes. The point is that the technology has great potential and has been explored through several research in the field of education, it can be noted that through it, along the issues seen in the development of this investigation, various usage possibilities will be noticed for its application. The methodology used was based on a qualitative approach, given that the methodological procedures were drawn from the development of a bibliographic research, which first checks the works related to the theme, where correlated studies in Educational Robotics were raised through research bases- from 2016 to 2019. The theoretical ground involved studies based on elements of constructivism, constructionism, cultural historical theory and computational thinking. The second part of the methodology was based on exploratory research, which provided the researcher to familiarization as the object of study to be used within the teaching experiment. After those results, we could realize on the development of the activities and the observation process and the application of data collection instruments occurred. The results from the investigations conducted showed that so that there is a good perception in relation to robotics in the initial training of the teacher in technology, this training must awaken in the future teacher an understanding in relation to certain technology, that in this work it was provided through the initial experiments carried out. Furthermore, future technology teachers believe that robotics for pedagogical use can be a strategy that wakes up a greater student engagement when applied in disciplines that are part of the curricular grid of basic education when applied in disciplines that are part of the curricular grid of basic education.
Resumo: Este trabalho trata do uso da Robótica Educacional mediante ao processo de formação inicial de professores de Licenciatura em Informática Educacional (LIE) da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA. Vendo pela perspectiva de como os alunos, na formação inicial de duas turmas de LIE, enxergam e percebem na Robótica Educacional e o seu uso como uma alternativa e dinamismo nas diversas áreas do conhecimento e como essa TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) pode ser usada no melhoramento nos processos de ensino e aprendizagem. Busca-se responder como os discentes, em formação inicial, percebem como uma base estratégica importante a Robótica Educacional e a sua importância nos processos de ensino e aprendizagem, envolvendo conteúdo da componente curricular Prototipagem Básica e Robótica Educacional, baseado no preparo e discussão envolvendo o uso de atividades desempenhadas durante as aulas. Por se tratar de uma tecnologia que possui grandes potencialidades e que vem sendo explorada através de diversas pesquisas na área da educação, pode-se notar que, através dela, ao longo das questões vistas no desenvolvimento desta investigação, diversas possibilidades de uso serão notadas para sua aplicação. A metodologia utilizada foi baseada em um enfoque qualitativo, sendo que os procedimentos metodológicos foram traçados a partir do desenvolvimento de uma pesquisa bibliográfica que verifica primeiramente os trabalhos relacionados ao tema, onde foram levantadas através de bases de pesquisa e estudos correlatados em Robótica Educacional – dentre os anos de 2016 a 2019. A fundamentação teórica envolveu estudos com base em elementos do Construtivismo, Construcionismo, Teoria Histórico Cultural e do Pensamento Computacional. A segunda etapa da metodologia baseou-se na pesquisa exploratória, que proporcionou ao pesquisador a familiarização como o objeto de estudo para serem utilizados dentro do experimento de ensino. A partir de então, ocorreram o desenvolvimento das atividades e do processo de observação e a aplicação dos instrumentos de coleta de dados. Os resultados a partir das investigações realizadas mostram que, para que haja uma boa percepção em relação a robótica na formação inicial do docente em tecnologia, esta formação deve despertar no futuro professor um entendimento em relação a determinada tecnologia, que neste trabalho foi proporcionada através dos experimentos iniciais realizados. Ao analisar, de maneira objetiva, os futuros professores de tecnologia acreditam que a robótica, para o uso pedagógico, pode ser uma estratégia que desperte um maior engajamento dos alunos ao serem aplicadas em disciplinas que façam parte da grade curricular do ensino básico.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/638
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_RoboticaEducacionalcomo.pdf4,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons