Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/640
Título: O FECHAMENTO DE ESCOLAS DO CAMPO DAS ÁGUAS E DA FLORESTA: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE AVEIRO-PARÁ
metadata.dc.creator: AZULAY, Marcelino Silva
Palavras-chave: Fechamento de Escolas;Educação do Campo;Políticas de governo;Educação na Amazônia;Aveiro-Pa
Data do documento: 19-Mai-2021
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: AZULAY, Marcelino Silva. O fechamento de escolas do campo das águas e da floresta: um estudo de caso no município de Aveiro-Pará. Orientadora: Solange Helena Ximenes Rocha. 2021. 253f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em:. Acesso em:.
Abstract: The investigative study in education about the closing of rural, of the waters and of the forest schools pointed out in its bulge the reasons for the phenomenon, its implications and importance for the development of the populations of these territorial spaces. The denial of educational rights suffered by rural populations in Brazil is an evident reality, especially in the municipality of Aveiro-Pa. In the last twelve years 63 schools were shut down, a fact that served as an indicator of this study what had as general objective: to investigate the reasons for closing rural, of the waters and forest schools and its implications in the denial of educational rights in the municipality of Aveiro-Pará in the period from 2006 to 2018 and, as specific objectives: to identify motives that for the closure of schools in the rural, waters and forests schools, to analyse the implications caused by the closure of schools and to reflection the importance of theirs for the subjects and society. Qualitative nature research was developed by the method of case and a critical perspective that was theoretically based on Freire (1967, 1979, 1995); Caldart (2011, 2012), Arroyo (2005, 2011); Mançano (2004), Munarim (2008,2015); Molina (2015); Hage (2005, 2014); Fernandes (2004, 2006); Adorno (1995) and others. The documents and statements exposed in the interviews were analyzed and interpreted using the content analysis technique with critical reflections about the subjects and their relations with the school, as well as political and organizational factors of the Municipal Education System. The categories of analysis emerged from the documentary research, which pointed out the genesis and evolution of school closures, and from the interviews, which emerged the motives as a principle of denial of rights and the socio-educational implications and, the importance of the school, emphasizing the expectations of the subjects for a school and education consistent with the rural amazonia of settlement, floodplain and forest. It was evidenced that cost-benefit was the main factor for closing schools in the view of the public power and the evasion of adolescents from the community and consequent emptying of rural territory negatively implicated in the lives of both those who leave and who stay.
Resumo: O estudo investigativo em educação sobre o fechamento de escolas do campo, das águas e da floresta salientou no seu bojo os motivos do fenômeno, suas implicações e importância para o desenvolvimento das populações desses espaços territoriais. A negação de direitos educacionais sofrida pelas populações do campo no Brasil é uma realidade evidente, sobretudo no município de Aveiro-Pa. Nos últimos doze anos, fecharam 63 escolas, fato que serviu de indicador desse estudo que teve como objetivo geral: investigar os motivos do fechamento das escolas do campo, das águas e da floresta e suas implicações na negação de direitos educacionais no município de Aveiro-Pará, no período de 2006 a 2018; e, como objetivos específicos: identificar os motivos do fechamento das escolas do campo, das águas e da floresta, analisar as implicações provocadas pelo fechamento de escolas e refletir sobre a importância delas para os sujeitos e sociedade. A pesquisa de natureza qualitativa foi desenvolvida pelo método de estudo de caso em uma perspectiva crítica que se baseou teoricamente em Freire (1967, 1979, 1995); Caldart (2011, 2012), Arroyo (2005, 2011); Mançano (2004), Munarim (2008,2015); Molina (2015); Hage (2005, 2014); Fernandes (2004, 2006); Adorno (1995) e outros. Os documentos e as falas expostas nas entrevistas foram analisados e interpretados mediante a técnica de análise de conteúdo com reflexões críticas sobre os sujeitos e suas relações com a escola, além de fatores políticos e organizacionais da Rede Municipal de Educação. As categorias de análise emergiram da pesquisa documental, que apontou a gênese e evolução de fechamento de escolas, e das entrevistas, das quais emergiram os motivos como princípios da negação de direitos e as implicações socioeducativas e a importância da escola, ressaltando-se as expectativas dos sujeitos por uma escola e educação condizente ao campo amazônico de assentamento, de várzea e de floresta. Evidenciou-se que o custo-benefício foi o principal fator para o fechamento das escolas na visão do poder público e a evasão de adolescentes da comunidade e o consequente esvaziamento do território rural implicou negativamente na vida de ambos: dos que saem e dos que ficam.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/640
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_OFechamentodeescolas.pdf7,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons