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Título: As ciências agrárias e o cenário socioambiental amazônico: um estudo sobre a formação e atuação profissional a partir de cursos da Universidade Federal do Oeste do Pará
metadata.dc.creator: PEREIRA, Patrícia Guimarães
Palavras-chave: Educação - Amazônia;Ensino Superior;Ciências Agrárias;Pará (Estado)
Data do documento: 21-Dez-2021
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: PEREIRA, Patrícia Guimarães. As ciências agrárias e o cenário socioambiental amazônico: um estudo sobre a formação e atuação profissional a partir de cursos da Universidade Federal do Oeste do Pará. Orientadora: Helionora da Silva Alves. Coorientadora: Alanna do Socorro L. da Silva. 2021. 190 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida) – Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/678. Acesso em:
Abstract: Faced with the socio-environmental challenges in the Amazon Biome, the role of agrarian professionals is essential. Thus, one enters the training field in Agricultural Sciences, which implies discussing the teaching of agricultural practices, for social transformations in favor of the preservation of biodiversity. This dissertation analyzes the training of agrarian professionals from the Animal Science and Agronomy courses at the Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). A descriptive research was carried out with a quali-quantitative approach, whose data were collected through bibliographic and documentary sources and application of a structured questionnaire based on the Likert Scale. This instrument was intended for course coordinators, Structuring Teaching Centers (NDEs), teachers, students and alumni. For the analysis of quantitative data, descriptive statistics were adopted; to qualitative, Content Analysis. In view of this, the results revealed: 66.66% of the Agronomy Coordinators and 57.14% of the Zootechnics partially agreed with the statement that professional profiles are consolidated to deal with the complexity of rural systems in the Amazon. Regarding knowledge in policies and management of environmental resources being attributes of the agrarian professional, 52.94% of Agronomy professors totally agreed, and 41.93% of Zootechnics partially agreed; of the graduates, 55.81% of those in Agronomy and 40.47% of those in Animal Science partially agreed with the statement that the subjects critically emphasized environmental issues, in favor of sustainable solutions. It is concluded that, for agrarian professionals to contribute to regional needs, the courses need to remedy weaknesses in training, such as reconciling education between productive development and environmental conservation.
Resumo: Frente aos desafios socioambientais no Bioma Amazônico, torna-se imprescindível a atuação do profissional agrário. Adentra-se, assim, no campo formativo em Ciências Agrárias, que implica discutir o ensino de práticas agrícolas, para transformações sociais em prol da preservação da biodiversidade. Esta dissertação analisa a formação do profissional das agrárias a partir dos cursos de Zootecnia e Agronomia, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem quali-quantitativa, cujos dados foram coletados através de fontes bibliográficas, documentais e aplicação de questionário estruturado baseado na Escala de Likert. Este instrumento foi destinado aos coordenadores de curso, Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs), docentes, estudantes e egressos. Para análise dos dados quantitativos, adotou-se a estatística descritiva; aos qualitativos, Análise de Conteúdo. Diante disso, os resultados revelaram: 66,66% dos Coordenadores da Agronomia e 57,14% dos da Zootecnia concordaram parcialmente com a afirmativa de que os perfis profissionais são consolidados para lidar com a complexidade dos sistemas rurais da Amazônia. Sobre os conhecimentos em políticas e gestão de recursos ambientais serem atributos do profissional agrário, 52,94% dos docentes da Agronomia concordaram totalmente, e 41,93% dos da Zootecnia concordaram parcialmente; dos egressos, 55,81% dos da Agronomia e 40,47% dos da Zootecnia concordaram parcialmente com o enunciado de que as disciplinas enfatizavam as temáticas ambientais de forma crítica, em prol de soluções sustentáveis. Conclui-se que, para os profissionais agrários contribuírem com as necessidades regionais, os cursos precisam sanar as fragilidades na formação, como a conciliação do ensino entre o desenvolvimento produtivo e a conservação ambiental.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/678
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