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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1TAUBE JÚNIOR, Paulo Sérgio-
dc.date.accessioned2022-09-27T14:11:25Z-
dc.date.available2022-09-27T14:11:25Z-
dc.date.issued2022-03-22-
dc.identifier.citationSILVA, Renata Souza da. Projeto música na escola: o ensino da música através de políticas públicas na cidade de Santarém – PA. Orientador: Paulo Sérgio Taube Júnior. 2022. 71f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Sociedade) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação tecnológica, Instituto de Ciências da Sociedade, Programa de Pós Graduação em Ciências da Sociedade, Santarém, 2022. Disponível em:https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/692 Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/692-
dc.description.abstractThe municipality of Santarém, in the state of Pará, has musical production of great relevance to the regional culture and has, throughout its history, significant activities that include making music in the formation of groups in diverse and varied environments, including, expressively, the school environments. In this sense, projects that provide opportunities for the teaching of music to students from municipal schools in the urban area of the city have been an effective alternative with regard to the insertion of music education in schools, such as the Music at School Project, which enables the necessary structure for the process of musical formation through the teaching of instruments for the formation of school bands. Therefore, this research aimed to investigate the contribution of the Música na Escola Project in the implementation of music teaching in public schools in the urban area that are part of the municipal network of Santarém-PA. It is a research with a qualitative approach of the case study type and counts as a data collection tool, the bibliographic and documental survey, as well as the application of questionnaires in the involved schools. The results show the success of the project, as a public policy that reaches an expressive number of students from the municipal public education network, but which still needs improvements and greater investments, in order to expand its reach and contribute to the access to the teaching of music in Santarém.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.sourceArquivo digitalpt_BR
dc.subjectEnsino de músicapt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectEducação Musicalpt_BR
dc.subjectProjeto Música na Escolapt_BR
dc.titleProjeto música na escola: o ensino da música através de políticas públicas na cidade de Santarém – PA.pt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9036985941582601pt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-5786-7615pt_BR
dc.description.resumoO município de Santarém, no estado do Pará, possui produção musical de grande relevância para a cultura regional e apresenta no decorrer de sua história, atividades significativas que incluem o fazer musical na formação de grupos em diversos e variados ambientes, incluindo, expressivamente, os ambientes escolares. Nesse sentido, projetos que oportunizam o ensino da música a alunos das escolas municipais da zona urbana da cidade tem sido uma alternativa de efetivação no que concerne à inserção da educação musical nas escolas, a exemplo do Projeto Música na Escola que viabiliza estrutura necessária para o processo de formação musical através do ensino de instrumentos para a formação de bandas escolares. Portanto, esta pesquisa pretendeu investigar a contribuição do Projeto Música na Escola na implementação do ensino da música nas escolas públicas da zona urbana integrantes da rede municipal de Santarém-PA. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso e conta como ferramenta de coleta de dados, o levantamento bibliográfico e documental, bem como, a aplicação de questionários nos educandários envolvidos. Os resultados mostram o êxito do projeto, enquanto política pública que atinge um número expressivo de alunos da rede pública municipal de ensino, mas que, ainda precisa de melhorias e maiores investimentos, no sentido de ampliar seu alcance e contribuir com o acesso do ensino da música em Santarém.pt_BR
dc.publisher.countryBRASILpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências da Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO:: ENSINO DE MUSICApt_BR
dc.subject.linhadepesquisaSOCIEDADES AMAZÔNICAS, SISTEMAS CULTURAIS E SOCIABILIDADESpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoSOCIEDADES AMAZÔNICAS, SISTEMAS CULTURAIS E SOCIABILIDADESpt_BR
dc.creatorSILVA, Renata Souza da-
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Sociedadept_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Ciências da Sociedade (Mestrado)

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