Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/733
Título: Educação Física e Educação Escolar Indígena: o caso dos Borari da Terra Indígena Maró
metadata.dc.creator: JESUS, Ingrid Coelho de
Palavras-chave: Educação Física escolar;Educação Escolar Indígena;Educação Indígena Diferenciada;Práticas Corporais
Data do documento: 16-Dez-2021
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: JESUS, Ingrid Coelho de. Educação Física e Educação Escolar Indígena: o caso dos Borari da Terra Indígena Maró. Orientador: Gilberto César Lopes Rodrigues. 2021. 129f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/733
Abstract: This research is linked to the Study and Research Groups "Indigenism, Societies and Education in the Amazon (ISSEAM) and "History, Society and Education in Brazil" (HISTEDBRUFOPA), of the Federal University of Western Pará (UFOPA). Its general objective is to understand the development of the curricular component Physical Education organized by the Borari ethnic group of the T.I Maró, aiming at the apprehension of the experiences developed by the indigenous people and to produce reflections for the implementation of public policies related to the school subject in the other indigenous schools in the municipality of SantarémPA. Regarding the methodological dimension, the research is characterized as exploratory and descriptive, going through documentary, bibliographic and field analysis. The field research was conducted in 2019 in the school of the Borari ethnic group of the Maró Indigenous Land, located in the region of the Arapiuns River in the municipality of Santarém-PA. The data were produced through the use of techniques such as: participant observation and the realization of semi-structured interviews with the indigenous school actors (pedagogical coordination, teachers who worked in the curricular component Physical Education and indigenous leaders) and Content Analysis was used as a method of analysis. It was concluded that the knowledge that deals with school Physical Education was being organized by the Borari indigenous people from a systematization in three main categories: Games and Jokes, Traditional Body Practices and Sports Football, teaching categories systematized in the school of the territory from the need of school actors to present a differentiated proposal in their school, guided by what the educational legislation provides for the Indigenous School Education modality: the elaboration of specific learning, in which the traditional knowledge present in the reality and daily life of the indigenous people are inserted and treated in the school institution. Keywords: School Physical
Resumo: Esta pesquisa vincula-se ao Grupos de Estudos e Pesquisas “Indigenismo, Sociedades e Educação na Amazônia” (ISSEAM) e “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR-UFOPA), da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Tem como objetivo geral compreender o desenvolvimento do componente curricular Educação Física (EF), organizado pela etnia Borari da Terra Indígena (T.I) Maró, visando à apreensão das experiências desenvolvidas pelos indígenas e produzir reflexões para a implementação de políticas públicas relacionadas à disciplina escolar nas demais escolas indígenas do município de Santarém-PA. No que se refere à dimensão metodológica, o estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa exploratória, perpassando análises documental, bibliográfica e de campo. A pesquisa de campo foi realizada no ano de 2019, na escola da etnia Borari da Terra Indígena Maró, localizada na região do Rio Arapiuns, no município de Santarém-PA. Os dados foram produzidos mediante o emprego de técnicas como: observação participante e a realização de entrevista semiestruturada com os atores escolares indígenas (coordenação pedagógica, professores que atuavam no componente curricular Educação Física e lideranças indígenas) e a Análise de Conteúdo foi utilizada enquanto método de análise. Conclui-se que os conhecimentos dos quais trata a Educação Física escolar estavam sendo organizados pelos indígenas Borari a partir de uma sistematização em três categorias principais: Jogos e Brincadeiras, Práticas Corporais Tradicionais e a Modalidade Esportiva Futebol, categorias de ensino sistematizadas na escola do território a partir da necessidade dos atores escolares em apresentar uma proposta diferenciada em sua escola, pautada pelo que prevê a legislação educacional para a Modalidade Educação Escolar Indígena: a elaboração de meios próprios específicos de aprendizagem, nos quais os conhecimentos tradicionais presentes na realidade e cotidiano indígena são inseridos e tratados na instituição escolar.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/733
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_EducaçãoFísicaEEducação.pdf2,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.