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dc.contributor.advisor1SOUZA, Éfren Lopes de-
dc.date.accessioned2023-01-27T18:32:53Z-
dc.date.available2023-01-27T18:32:53Z-
dc.date.issued2022-06-01-
dc.identifier.citationALMEIDA, Rodrigo Gemaque de. Um modelo de negócio multilateral para a comercialização de passagens aquaviárias no Oeste do Pará através de uma plataforma de E-COMMERCE. Orientador: Éfren Lopes de Souza; Coorientadora: Izaura Cristina Nunes Pereira Costa. 2022. 38 f.: il. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Engenharia e Geociências, Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Propriedade Intelectual - PROFNIT, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/767pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/767-
dc.description.abstractThis paper aims to present a multi-sided business model for the purchase and sale of waterway tickets in the western region of Pará through an e-commerce platform. To this end, a survey was carried out on the current deficiencies in the commercialization of tickets and shows how a multi-sided business platform can provide improvements for this type of activity. The work has a technological nature for producing a prototype of a software platform with a qualitative approach aligned with the Task-Technology Fit (TTF) theory. Field research was adopted as a methodology for collecting information and the main needs that guided the development of the platform with the proposed business model combined with the use of the scrum development framework. The results showed, after mapping the processes and modeling canvas of the activity of commercialization of waterway tickets, that the multi-sided business model can boost the modernization of this activity, in addition to solving pending regulatory issues of shipping companies that operate in the sector. The research is one of the first that presents an alternative to solve the historical problem related to the commercialization of waterway passages experienced throughout the North region, as it presents a business model that aims to modernize such activity, with a specific focus on the region. which comprises western Pará. The results of the work may guide new approaches to solving this problem, especially the aspects that could not be covered in the research due to the scope of water transport activity in the North region.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectModelo de negócio multilateralpt_BR
dc.subjectTTFpt_BR
dc.subjectPlataforma de E-commercept_BR
dc.subjectMapeamento de Processospt_BR
dc.titleUm modelo de negócio multilateral para a comercializaçâo de passagens aquaviários no Oeste do Pará através de E-COMMERCE uma plataforma dept_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0203370214099998pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3930579216565991pt_BR
dc.contributor.advisor-co1COSTA, Izaura Cristina Nunes Pereira-
dc.description.resumoEste trabalho visa apresentar um modelo de negócio multilateral para a compra e venda de passagens aquaviárias na região oeste do Pará por meio de uma plataforma de e-commerce. Para tanto, foi feito um levantamento sobre as deficiências atuais da comercialização de passagens e mostra como uma plataforma de negócio multilateral pode proporcionar melhorias para esse tipo de atividade. O trabalho tem natureza tecnológica por produzir um protótipo de plataforma de software com abordagem qualitativa alinhada com a teoria Task-Technology Fit (TTF). Foi adotada a pesquisa de campo como metodologia para coleta de informações e as principais necessidades que nortearam o desenvolvimento da plataforma com o modelo de negócio proposto aliado ao uso do framework de desenvolvimento scrum. Os resultados demonstraram, após o mapeamento de processos e modelagem canvas da atividade de comercialização de passagens aquaviárias, que o modelo de negócio multilateral pode impulsionar a modernização dessa atividade, além de sanar pendências de regulamentação de empresas de navegação que atuam no setor. A pesquisa é uma das primeiras que apresenta uma alternativa para sanar a problemática histórica relacionada com a comercialização de passagens aquaviárias vivenciada em toda a região Norte, pois apresenta um modelo de negócio que visa modernizar tal atividade, com foco especificamente na região que compreende o oeste do Pará. Os resultados do trabalho poderão nortear novas abordagens de solução para essa problemática, principalmente os aspectos que não puderam ser cobertos na pesquisa devido à abrangência da atividade de transporte aquaviário na região Norte.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: Engenhariaspt_BR
dc.creatorALMEIDA, Rodrigo Gemaque de-
dc.publisher.departmentInstituto de Engenharia e Geociênciaspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Mestrado Profissional)

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