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Título: Ensino superior: um estudo sobre a política de assistência estudantil na trajetória da UFOPA
metadata.dc.creator: PANTOJA, Jean Adriano Sena
Palavras-chave: Ensino Superior;Assistência Estudantil;Políticas Públicas;Permanência
Data do documento: 16-Dez-2020
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: PANTOJA, Jean Adriano Sena. Ensino superior: um estudo sobre a política de assistência estudantil na trajetória da UFOPA. Orientadora: Ednéa do Nascimento Carvalho. 2020. 122f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Sociedade) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação tecnológica, Instituto de Ciências da Sociedade, Programa de Pós Graduação em Ciências da Sociedade, Santarém, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/796
Abstract: The present study has as its theme, “Higher education: a study on the policy of student assistance in the trajectory of Ufopa”. The research proposal was limited to the three Units of the Institution located in the Municipality of Santarém-Pa: Tapajós Unit, Rondon Unit and Amazon Unit. The analyzes pertinent here are based on the historical process of insertion of higher education in Brazil, going through the policies of the student's permanence in the Universities over time, until reaching the main focus of this investigation, which is the approach with the Ufopa actors, directly involved with the management of student assistance in the academic environment. The analysis discusses the meanings of the student assistance policy, its materiality, the right to education, permanence in university and equity. It is a qualitative research with quantitative data, based on the historical-dialectical materialism method, understood here as the most appropriate for this type of approach, for allowing a better contextualization of the investigated object. As a problem to be solved by this study, it was asked: "How did the Student Assistance Policy of the Federal University of Western Pará materialize throughout its trajectory?" Thus, the central objective is to analyze the process of implementing the student assistance policy at the Federal University of Western Pará, in its historical path. As instruments that will support this study, some institutional documents were used, such as resolutions, legislation, management reports, budget tables and institutional histories, in addition to semistructured interviews with administrative technicians, managers and ex-managers of the Pro-rectory of Student Management, as well as informal conversations and questionnaires applied on the Google Forms platform for students with active links at Ufopa, who are users of student assistance. As a preliminary hypothesis, it is stated that it is possible to identify in the Institution some constraints to the equalization of human rights to education, given that in view of the political context, student assistance is sometimes linked much more to the logic of service than to law. Even so, it can be seen that there is a relationship between the receipt of aid and the performance of assisted students, since, according to the analysis of secondary data, it was evident from the reports, the improvement in the academic performance coefficient, after receiving the assistance aids. The results obtained indicate that although there is a need to expand in quantitative and qualitative terms, the student assistance programs existing at Ufopa are of great importance for the permanence of students in conditions of socioeconomic vulnerability.
Resumo: O presente estudo tem como tema, “Ensino superior: um estudo sobre a política de assistência estudantil na trajetória da Ufopa”. A investigação foi delimitada às três Unidades da Instituição localizadas no Município de Santarém-Pa: Unidade Tapajós, Unidade Rondon e Unidade Amazônia. As análises aqui pertinentes discorrem a partir do processo histórico de inserção do ensino superior no Brasil, incursionando pelas políticas de permanência do discente nas Universidades ao longo do tempo, até chegar ao foco principal desta investigação, que é a abordagem junto aos atores da Ufopa, envolvidos diretamente com a gestão da assistência estudantil no ambiente acadêmico. A análise discorre sobre significados da política de assistência estudantil, sua materialidade, o direito à educação, a permanência na universidade e a equidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com dados quantitativos, fundamentada pelo método materialismo histórico-dialético, entendido aqui como o mais adequado para este tipo de abordagem, por permitir uma melhor contextualização do objeto investigado. Como problema a ser desvendado por esse estudo, indagou-se: “Como se materializou a Política de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Oeste do Pará ao longo de sua trajetória?” Desta forma, o objetivo central é analisar o processo de implantação da política de assistência estudantil na Universidade Federal do Oeste do Pará, em seu percurso histórico. Como instrumentos que irão embasar este estudo, foram utilizados alguns documentos institucionais, como resoluções, legislações, relatórios de gestão, tabelas de orçamentos e históricos institucionais, além de entrevistas semi-estruturadas com técnicos administrativos, gestores e exgestores da Pró-reitoria de Gestão Estudantil, bem como conversas informais e questionários aplicados na plataforma Google Forms destinadas aos discentes com vínculo ativo na Ufopa, que sejam usuários da assistência estudantil. Como hipótese preliminar se adianta que é possível identificar na Instituição alguns condicionamentos à equalização dos direitos humanos à educação, posto que diante do contexto político, vincula-se por vezes, a assistência estudantil muito mais à lógica de serviço do que de direito. Ainda assim, pode-se perceber que existe relação entre o recebimento dos auxílios e o desempenho dos discentes assistidos, posto que, conforme análise dos dados secundários, ficou evidente a partir dos relatos, a melhora no coeficiente de rendimento acadêmico, após o recebimento dos auxílios assistenciais. Os resultados obtidos indicam que embora haja a necessidade de se ampliar em termos quantitativos e qualitativos, os programas de assistência estudantil existentes na Ufopa têm grande importância para a permanência dos estudantes em condição de vulnerabilidade socioeconômica.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/796
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