Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/811
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1MACHADO, Carlos José Freire-
dc.date.accessioned2023-02-09T20:39:38Z-
dc.date.available2023-02-09T20:39:38Z-
dc.date.issued2020-03-13-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Diego Maciel. Sequência de ensino investigativo através da construção de um túnel de vento de baixo custo. Orientador: Carlos José Freire Machado. 2020. 100 fls.Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de física, Universidade Federal do Oeste do Pará,pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/811Santarém, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/811-
dc.description.abstractThis dissertation aims to develop an research-based teaching investigation teaching sequence (RTS) through the use of low cost experimental activities to address concepts of flight theory in high school. The initial experimental activity was the construction of a prototype called “Radial Lift Simulator” and later a “wind tunnel” with accessible materials was built. The textual and pictorial production of students from the 1st year of high school in a state school in the urban area of the city of Santarém was analyzed. Descending hierarchical categorization (CHD) was used in addition to the similarity and word cloud analyzes in the answers to the questions proposed in the first and third experimental activity of this RTS, through the software IRAMUTEQ (Interface of R pour les Multidimensionnelles Analyzes de Textes et de Questionnaires). It was concluded that most of the reports after the application of RTS identified the different phases of the flight and explained the lift force via Bernoulli and Newton's Laws.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectSequência de ensinopt_BR
dc.subjectensino investigativopt_BR
dc.subjectExperimentospt_BR
dc.subjectBaixo Custopt_BR
dc.subjectTeoria de Voopt_BR
dc.titleSequência de ensino investigativo através da construção de um túnel de vento de baixo custopt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8867268649773393pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem o objetivo de desenvolver uma sequência de ensino investigativo (SEI) através da utilização de atividades experimentais de baixo custo para abordar conceitos de teoria de voo no ensino médio. A atividade experimental inicial foi a construção de um protótipo denominado “Simulador radial de Sustentação” e posteriormente foi construído um “túnel de vento” com materiais acessíveis. Foi analisada a produção textual e pictórica de alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola estadual da zona urbana da cidade de Santarém. Utilizou-se a categorização hierárquica descendente(CHD) além das análises de similitude e nuvem de palavras nas respostas às questões propostas na primeira e na terceira atividade experimental desta SEI, através do software IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires).Concluiu-se que a maioria dos relatos após a aplicação da SEI identificaram as diferentes fases do voo e explicaram a força de sustentação via Bernoulli e Leis de Newton.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: FÍSICApt_BR
dc.creatorCARNEIRO, Diego Maciel-
dc.publisher.departmentInstituto de CIências da Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Ensino de Física (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_SequenciaDeEnsinoInvestigativo.pdf2,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.